Em tempos onde as pessoas reclamam de estresse excessivo em virtude do trabalho e das dificuldades de se viver em grandes centros urbanos, uma figura tem ganhado importância por ajudar essas pessoas a ter uma maior qualidade de vida: o massoterapeuta.

O massoterapeuta é o profissional formado em massoterapia. Massoterapia é a prática de aplicar força ou vibração, a fim de exercer pressão em determinadas partes do corpo (músculos, tendões, ligamentos e articulações). A prática visa estimular à circulação, a mobilidade, a elasticidade ou simplesmente dar alívio de determinadas dores corporais.

Ela pode ser aplicada a determinadas partes do corpo, em um tratamento mais especifico e localizado, ou então pode ser aplicada no corpo inteiro.

O massoterapeuta é o profissional procurado, sempre que uma pessoa possui algum tipo de dor crônica ou não, ou então sempre que uma pessoa necessita apenas de algum tipo de relaxamento. Por este motivo, essa tem sido uma profissão que apresenta grande propensão ao crescimento.

Devido à procura por profissionais na área, muitas escolas de massoterapia têm oferecido o curso que visa formar massoterapeutas. A duração do curso, em média é de 1 a 3 anos, dependendo do nível de especialização, visto que há uma infinidade de técnicas a serem aprendidas (quiropraxia, shiatsu, massagem ayurvédica, massagem sueca, do-in, massagem relaxante, reflexologia).

Os profissionais da área estão aptos a exercer a profissão, o que poderá ocorrer em clínicas especializadas, ou em consultórios próprios. Há também a possibilidade de exercer a função realizando atendimentos a domicilio.

Massoterapeuta

Com o aumento da incidência de casos de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), também conhecidos como Lesões por Esforço Repetitivos (LER), muitas empresas contratam profissionais formados em massoterapia para aplicar técnicas de massagem em seus funcionários, como forma de prevenção. Há também a aplicação apenas para relaxamento e normalmente, essas sessões estão relacionadas ao que se conhece como Ginástica Laboral: um momento para os funcionários interromperem suas atividades e realizar exercícios como alongamento, sempre visando uma melhor qualidade de vida.

O massoterapeuta deve ser procurado sempre que houver algum tipo de desconforto físico, ou até mesmo algum tipo de estresse mental e muscular. Porém, vale sempre ressaltar a importância de se consultar um médico, pois o profissional de massoterapia não é capaz de realizar diagnósticos e a massoterapia é apenas uma terapia complementar, ou seja, ela sempre deve ser acompanhada de uma ida ao médico para a realização de exames mais específicos, caso esses de fato sejam necessários.

Um ponto importante a ser observado: o massoterapeuta deve sempre dispor de seus diplomas e certificações, especialmente se o atendimento for feito em seu consultório, para que não haja dúvidas quanto à sua formação. Isso é importante, tanto para passar confiança ao seu cliente, como também para evitar complicações, visto que essa, infelizmente, ainda é uma área onde há uma atuação muito grande de profissionais com má formação ou até mesmo, sem certificação alguma, atuando de modo completamente ilegal. Portanto, tome sempre muito cuidado na hora de escolher o seu profissional antes de se deitar na maca. Isto feito é só relaxar e ter uma boa massagem!