Colégio Web

Marceneiro – Definição e história

Muitos dizem ser a profissão mais antiga do mundo, outros já dizem que José, pai do menino Jesus, era um grande marceneiro! Confira os detalhes da profissão.

Publicidade

Muitos dizem ser a profissão mais antiga do mundo, outros já dizem que José, pai do menino Jesus, era um marceneiro de mão cheia. Por essas e outras, a profissão além de ser milenar, é muito utilizada no mundo todo. Pode vir a modernidade, os novos equipamentos e funções que aliam, mas nada tira o glamour e a necessidade de um marceneiro. Neste artigo, vamos abordar com complexidade a profissão, e você poderá ver que não só apenas a madeira está ligada a esta profissão. Saiba mais agora sobre o mercado, as habilidades que se deve ter, o que faz um marceneiro e esclarecimentos sobre a profissão.

Detalhes do Marceneiro

Marcenaria

Um dos registros mais antigos dá conta que as primeiras marcenarias nasceram na Europa em meados de 1500, com isso a profissão é uma das que mais passa entre os séculos, porém, é uma das mais buscadas, tanto para residências como para fábricas e outros pontos comerciais que tanto se usam da prática de um marceneiro. A principal função de um marceneiro é a fabricação de móveis, como estantes, armários, cômodos, guarda-roupas e outros utensílios tão necessários no dia a dia.

O trabalho pode estar ligado a área industrial, porém, há ainda ligações que o envolvem ao sistema de trabalho artesanal. Muitos marceneiros se modernizaram, ou seja, fazem trabalhos em máquinas e com auxílio de ferramentas , mas grande parte ainda prefere usar equipamentos de porte pequeno, e fazem a maior parte de seu trabalho com as mãos, assim como antigamente. Trabalhar apenas manualmente exige muita habilidade do marceneiro, pois para que se tenha um projeto e acabamento ideal é necessária muita concentração e coordenação motora.

Marceneiro

Entre os equipamentos utilizados por um marceneiro estão: a desempenadeira, o formão, a tupia e a serra, seja a de fita ou a circular. O trabalho de um marceneiro exige muito cuidado e dedicação, já que pode colocar sua principal ferramente de trabalho em risco. Como trabalham com objetos de corte, o marceneiro deve tomar muito cuidado com seus membros superiores. O mercado de trabalho é bem generoso para um bom marceneiro, pois aquele que respeita seus clientes com prazo de entrega, produtos bem efeitos, ótimos acabamentos sempre terá um serviço para fazer. Produtos em madeira são sempre muito bonitos e deixam um ar bacana pela casa ou pelo local de trabalho; é um ponto decorativo muito interessante. Vale a pena sempre contar com um marceneiro ao lado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados