Colégio Web

Jovens Empreendedores

Publicidade

O Brasileiro, mesmo que sem saber já nasce com o espírito empreendedor dentro de si, uma das principais características que demonstram isso é a criatividade e persistência de seus sonhos, o que não significa que alguém já nasça destinado ser um bom empreendedor, levando em conta que isso não é hereditário e não tem relação direta com a personalidade, é mais uma questão de determinação e atitude.

Desde pequenos aprendemos a acreditar no valor das próprias ideias e isso se desenvolve com o passar dos anos, através de estímulos que recebemos na escola, no ambiente familiar e durante a carreira.

O empreendedorismo é fundamental para a produção de riquezas de uma nação, gerando crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população, tendo igual importância no crescimento de empregos e lucros.

Os Brasileiros estão em terceiro lugar no ranking de empreendedores em todo mundo, sendo referência no assunto, perdendo apenas para o Irã e Jamaica. Nos dias de hoje, 25% dos jovens empreendedores do Brasil, estão em busca do sucesso profissional com ideias inovadoras. A demasia de recursos disponíveis no mercado, inovação e existência de produtos reinventados e desenvolvidos pela fortificação do capitalismo, permite arriscar mais, o que não era tão viável há tempos atrás.

Ao contrario do que se pensava antigamente, o empreendedorismo não é uma moda ou tendência, sua função é essencial para economia regional e para toda a nação.  Atualmente, de 3,5 a 5% da população mundial possui personalidade e conduta empreendedora, apresentando determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Além de serem pró-ativos, apresentando traços de visão e risco, o que simboliza 81% dos negócios geradores de empregos e do PIB (Produto Interno Bruto) de um país por meio da PEME (Pequenas e Médias Empresas).

Casos de sucesso

O caso que vamos citar é de um jovem empreendedor que desenvolveu uma das maiores redes de relacionamento, adorada em todo mundo, conhecida como Facebook, com quase 1 bilhão de curtidores. Falando esse nome fica fácil saber perceber o porquê ele está no topo da lista, não é mesmo?!

Mark Zuckerberg (atualmente com 28 anos) é um empresário norte-americano (gigante das redes sociais) que iniciou sua carreira profissional muito cedo, quando ainda estava no ensino médio. Cofundador da famosa rede, atualmente possui cerca de 24% do Facebook, o que lhe permite ser multibilionário, possuindo nada mais, nada menos, que um patrimônio estimado em 17. 5 bilhões de dólares, que está crescendo a cada dia.

Mas para comprovar o que dissemos anteriormente, os Brasileiros também possuem grande potencial, e um belo exemplo que comprova isso é o parceiro de Mark, Eduardo Saverin (sócio número 2), que viveu até os 10 anos de idade no Brasil, formando-se em Harvard, onde participou do desenvolvimento de uma das mais espetaculares redes sociais: o Facebook, tornando-se dono de 4% das ações da rede, que lhe permitiu ficar bilionário.

O que é preciso para ser um bom empreendedor?

Não é preciso ser um especialista, nem perito no assunto ou na tecnologia moderna. Para ser um bom empreendedor é preciso em primeiro lugar não ter medo de se arriscar no mundo dos negócios, tudo ou quase tudo o que for planejado, precisa ser colocado em prática. Dentre as diversas características do perfil do empreendedor estão: a impulsividade, visão, autonomia, qualificação, auxílio técnico e flexibilidade.

É preciso apresentar um diferencial para empreender com visão de futuro, procure identificar qual é o seu poder de realização, sem esquecer-se de estudar e pesquisar, tendo em mente aquilo que se quer desenvolver, analisando as oportunidades do mercado.

Curso Online

Você também pode ser um empreendedor, desenvolver seu próprio negócio e por em prática, ter altos lucros e alcançar a qualidade de vida que procura com estabilidade financeira… Não tem ideia de como começar? Acesse o site https://www.iped.com.br/gestao-e-lideranca/curso/empreendedorismo e confira um curso online de Empreendedorismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados