Colégio Web

Jornalista

Publicidade

A palavra Jornalista vem do francês journaliste, é uma profissão de pessoas que gostam de transmitir notícias, novidades, e informação em meios de comunicação como: televisão, rádio e internet. Para se tornar um jornalista é preciso gostar muito de se comunicar, ser curioso, de escrever, não ser tímido e gostar de desafios. Além disso, tem de ter o senso crítico apurado, capacidade de expressão, domínio do português e técnicas de redação.

Graduação

O curso de Jornalismo ou Comunicação social dura em média 4 anos, os principais temas a serem abordados no decorrer das aulas são: língua portuguesa, filosofia, arte, sociologia além de matérias específicas da área como, jornalismo interpretativo, edição de texto,  técnicas de redação, jornalismo impresso e online radio e tv. Para concluir e retirar o Diploma é preciso apresentar um TCC.

O curso oferece também algumas aulas práticas de Jornalismo impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo.

Mercado de trabalho

Atualmente o jornalista tem de entender de linguagem de internet, redes sociais. A maioria das oportunidades estão em jornais, revistas e agência de notícias. Além de trabalhar com carteira assinada, muitos jornalistas atuam como prestadores de serviço ou freelancers.

Áreas de atuação

· Comunicação digital multimídia
· Comunicação empresarial
· Edição
· Fotojornalismo
· Reportagem
· Redação
· Assessoria de imprensa

Outros nomes para jornalismo

Comun. Soc. (Jornalismo e Multimeios); Comun. Soc. (Jornalismo e Rel. Públ.); Comun. Soc. (Jornalismo); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Gestão da Comun.); Comun. Soc. (Jornalismo: Ênf. em Multimídia); Jornalismo Multimídia.

Remuneração

Para um estagiário a média do salário é de R$ 800,00 (6 horas por dia). Já para um iniciante na área, que trabalha 5 horas diárias o salário PE de R$ 1,940,00 segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados