Colégio Web

Graduação em Libras

No dia Dia Nacional da Educação de Surdos, conheça um pouco mais sobre essa nova formação no Brasil.

Lingua de sinais

Publicidade

Atualmente, na educação, existe a graduação para quem é surdo ou ouvinte na área de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e tem como objetivo preparar e ensinar como se leciona em libras, além de prepará-los para desenvolver o trabalho de comunicação, vencendo as barreiras do preconceito e falta de informação. Para se tornar um profissional desta área, é preciso primeiramente gostar e ter noções de aprendizagem em Libras, além de comunicador e desinibido.

No mercado de trabalho, as funções deste profissional são bastante amplas, apensar de poucos profissionais na área, o exercício da profissão é mais destinado a escolas, podendo ser estendido a tradução/interpretação, e em casos isolados, pode atuar em seminários, conferências, traduções escritas e acompanhamento de surdos e ouvintes.

Traduzir e interpretar são apenas um processo linguístico, e é muito importante que o estudante/profissional entenda as línguas envolvidas e coloque em prática as ideias presentes nos discursos para além das palavras. Esse processo vai mais além do que traduzir ou interpretar, da gramática das línguas, mas devem ser analisados os aspectos sociais e emocionais presentes no contexto a ser interpretado.

O Curso

Ser formado em Libras, já não é mais difícil agora quanto antigamente. O candidato tem duas opções, ou ele pode estudar Letras com habilitação em Libras (4 anos) ou depois de formado nas áreas de pedagogia, psicopedagogia e páreas ligadas a educação pode fazer uma pós-graduação ou especialização na área. Ou pode somente se inscrever em cursos livres que dão uma base para aprender Libras, alguns até podem qualificar para o mercado de trabalho. As principais disciplinas a serem analisadas são:

  • História dos surdos
  • Oralismo, comunicação total e bilinguismo
  • Cultura e identidade surda
  • O papel do intérprete na educação do surdo
  • Psicologia da educação de surdos
  • Legislação aplicada a inclusão educacional e social do surdo
  • Aquisição da língua portuguesa pelo surdo como segunda língua

 

É importante que o tradutor/intérprete de LIBRAS saiba que existem dois tipos de interpretação, a simultânea a e Consecutiva. Conheça a diferença entre elas:

Tabela

Mercado de trabalho

Essa profissão ainda não é regulamentada, mas é reconhecida por Lei. Porém existem instituições em São Paulo e Rio de Janeiro, como se fossem sindicatos que tomam conta buscando todos os direitos dos profissionais desta área.

Remuneração

A base salarial depende da região e do cargo exercido, porém a média para um profissional iniciante é de R$ 600, chegando a R$ 3000.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados