Os setores públicos são responsáveis por administrar o dinheiro público de forma responsável. Com isso, surge a importância do tecnólogo neste processo, que envolve a área social, administrativa e econômica, desenvolvendo de forma ágil e eficaz a administração estatal.

O profissional desta área é responsável por administrar os procedimentos das políticas públicas, e precisa ter habilidade para identificar o quadro socioeconômico, realizando planejamentos tanto no espaço rural, como urbano.

Para exercer esta função é exigida formação superior (tecnólogo) na área, onde o aluno estuda temas relacionados às áreas de Administração, Gestão Ambiental, Empreendedorismo, Matemática Financeira, Legislação, Economia, Mercado financeiro e Sociologia, Planejamento Urbano e outros temas voltados à área pública; O curso tem duração média de 2 anos.

O gestor público é treinado para atuar na função pública, podendo prestar concursos que exijam essa formação acadêmica, mas também pode trabalhar em organizações privadas que se relacionam com o poder público em sua administração direta ou indireta.

Quais funções pode exercer?

• Oferecer consultorias, executar auditorias e ministrar aulas;
  • Planejar o espaço urbano e rural e avaliar impactos resultantes da implementação de políticas públicas;
  • Coordenar programas e projetos que incentivem desenvolvimento sustentável;
  • Realizar planejamentos, executar e avaliar o orçamento público, bem como políticas de comércio exterior e políticas fiscais e tributárias;
  • Analisar contratos, políticas financeiras, projetos públicos de investimento, taxas de juros, estatísticas econômicas e financeiras, cenários econômicos, políticas monetárias em geral;
  • Auxiliar ações econômicas relacionadas com o setor público ou contas públicas, estudando o mercado e lançando propostas políticas, econômicas e legislativas.
  • Administrar ações de licitação, contrato, prestação de contas e cálculo de benefícios funcionais e previdenciários.

Áreas de Atuação

O gestor público pode atuar em todos os setores da esfera pública, sejam eles: municipal, estadual ou federal; e nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Também pode trabalhar em empresas privadas que interajam com o Estado; em organizações do terceiro setor; órgãos de pesquisa; universidades; e consultorias.·.

O curso de Gestão Pública do iPED

Você pode iniciar seus estudos na área agora mesmo. No iPED, você encontra  um curso básico de Gestão Pública que certamente é o ideal para te ajudar a dar o “pontapé” inicial na sua carreira, e se você já faz parte da área, aproveite para aprofundar seus conhecimentos e relembrar alguns  conceitos importantes que caíram no esquecimento.

Acesse já e escolha o plano que mais se adéqua a você: https://www.iped.com.br/administracao/curso/gestao-publica. Ótimos Estudos!