Colégio Web

Geólogo

Entenda melhor a carreira deste profissional que estuda a Geologia

Publicidade

A geologia é a ciência que se dedica ao estudo das origens, formação, estrutura e composição da crosta que dá estrutura à superfície do planeta, bem como todas as transformações as quais passou e passa através dos tempos. Parece simples e pouco, mas é, basicamente, a construção de teorias que expliquem como é o mundo que nos cerca hoje e como chegou a esse ponto.

Além disso, o geólogo é capacitado para analisar e investigar toda a ação de forças da natureza sobre o próprio planeta e os efeitos, por exemplo, da intervenção humana no ambiente, como erosões, derretimento de calotas polares, e mudanças de todo o tipo.

Para que consiga chegar a termo, nesses estudos, é necessário que analise fósseis, minerais e o relevo – ou topografia – de diferentes paisagens. Com isso, esse é o tipo de especialista que pode classificar diversos tipos de rochas – como, por exemplo, sedimentares, metamórficas, ou ígneas – que tanto podem estar aparentes, na superfície terrestre, quanto no fundo do mar, ou em camadas profundas.

Além disso, a importância do geólogo tende a ser cada vez maior, uma vez que é habilitado a localizar reservas de água, de petróleo, carvão, gás ou de minério, além de acompanhar os trabalhos de exploração, por seus conhecimentos dessas  estruturas. Sob seu acompanhamento, há um esforço em minimizar danos ambientais nesses processos de extração. Também é quem avalia previamente, emitindo relatórios sobre a viabilidade ambiental de grandes obras, como estradas, usinas, barragens, túneis, ferrovias e assim por diante.

A graduação em geologia envolve disciplinas mais básicas, como biologia, matemática, química e física. Há, ainda, muitas atividades em campo, para que o futuro profissional comece a aplicar seus conhecimentos. Entre os conteúdos mais específicos desse curso existem: petrografia – analisa rochas em geral – sedimentologia e paleontologia. Do terceiro período em diante, a ênfase é na formação para o mercado de trabalho. A duração do curso, em média, é de 10 períodos, ou 5 anos.

Entre as melhores instituições que ministram Geologia estão: UnB – Brasília, DF; Ufop – Ouro Preto, MG; UERJ, Rio de Janeiro, RJ.

Principais áreas da Geologia

Geologia

Entre os principais caminhos profissionais que podem ser exercidos por um geólogo, temos:

Engenharia geológica

Propicia levantamento, tanto geológico quanto geotécnico, de locais diversos, com vistas a avaliar a possibilidade de construção de: represas, túneis ou estradas. Estuda, ainda, a recuperação de áreas já devastadas por mineração;

Geofísica

Faz pesquisa sobre fenômenos térmicos, magnéticos, elétricos, gravitacionais ou mesmo sísmicos em todo o planeta;

Geologia ambiental

Promove análises e planejamentos da ocupação de espaços, avaliando sempre os riscos de erosões, enchentes ou deslizamentos, para que seja comprovado que tal local é de fato seguro. Pode também recuperar o solo que estiver desgastado ou contaminado;

Geologia forense

Utiliza os conhecimentos sobre a Geologia para solucionar crimes diversos;

Geologia do petróleo

Localiza, com o objetivo de explorar reservas de petróleo e gás natural, respeitando os limites da área de recursos energéticos;

Paleontologia

Responsável por localizar e estudar sítios que contenham fósseis das mais variadas naturezas, ajudando a proteger o patrimônio paleontológico do país.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados