Colégio Web

Gastronomia

Publicidade

Esse curso é exclusivo para quem possui dotes culinários, ou para quem aprecia a arte de cozinhar. O número de pessoas que se interessam em se especializar nessa área cresce a cada dia, afinal é uma área requisitada.

Observamos diariamente grandes chefes de cozinha se vangloriando da fama, escrevendo best-sellers ou participando da mídia em geral.

Uma profissão que gera um bom lucro, pois um dos hobbys da população contemporânea é sair para comer, e quanto mais inovador o segmento, mais rendimento trará.

Como é o curso de Gastronomia?

O curso não possui apenas matérias práticas. Com o rendimento de 2 á 4 anos, quem cursa gastronomia passará por matérias que englobam filosofia, ética, marketing, atendimento, planejamento de cardápio, harmonização, enologia, nutrição, idiomas, entre outros.

Para quem pensa que gastronomia é só aprender a cozinhar, está enganado. Esse curso te prepara para ter uma postura diante dos clientes, de funcionários e diante dos alimentos e bebidas, pois eles não vão ser observados apenas como algo que vá proporcionar a satisfação alimentícia das pessoas, e sim uma apreciação em conjunto.

Gastronomia Curso

Onde fazer o curso de Gastronomia?

Existem faculdades e universidades que possuem o curso e alguns lugares que possuem são exclusivamente para o curso. Conheça alguns deles:

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de gastronomia tem um amplo leque de possibilidades que vai além de chef de cozinha. O ramo gastronômico cresce ao menos 10% a cada ano, segundo o Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes). Confira uma lista de possibilidades de trabalho no mercado:

  • Confeitaria
  • Panificações
  • Restaurantes comerciais
  • Navios
  • Hotéis
  • Hospitais
  • Segurança alimentar
  • Bares
  • Bufês
  • Consultor
  • Trabalhos independentes

Gastronomia

Mercado de trabalho para o profissional

Como já falamos, as possibilidades para quem trabalha com gastronomia é extensa, porém, como em qualquer outra profissão não existe milagres. É importante que um bom profissional exerça todas as funções para se chegar á um cargo reconhecido ou de confiança, assim, poderá adquirir uma grande experiência.

Normalmente o profissional gastronômico inicia seu ciclo trabalhando como ajudante de cozinha, onde ele aprende como funciona desde a organização e limpeza do ambiente, como ao trabalho mais pesado. Após pode se passar para auxiliar, onde prepara pratos mais fáceis como caldos, sopas, saladas, limpando e desossando carnes.

O próximo passo é se tornar cozinheiro, o qual o profissional se torna responsável pela finalização de pratos. É um cargo importante, que exige experiência, porém ainda não é o responsável pela criação, e sim pela execução.

Quem é o profissional responsável pela criação de pratos, definições, coordena setores é o chef de cozinha, que trabalha junto com um subchefe, que caso aconteça qualquer problema, pode assim substitui-lo.

O salario de quem trabalha nessa área pode variar em média de R$ 500 á R$ 7.000 ou mais, dependendo de sua função. O salario também pode variar de acordo com o porto do estabelecimento, a cidade e a experiência profissional.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados