Colégio Web

Fotojornalismo

Publicidade

Trabalhar com fotografia é uma das coisas mais legais e divertidas que pode haver no mundo, mas conseguir fazer com que seu trabalho realmente seja rentável requer muito esforço e muita dedicação.

E um bom exemplo disto é a profissão de foto-jornalista, que é uma das que mais cresce na atualidade dentro das profissões que trabalham com fotografia e que nós vamos apresentar em detalhes nas próximas linhas para você.

O que é?

Fotojornalismo

Para quem ainda possa não saber, fotojornalismo nada mais é do que a profissão que reúne características da fotografia e também do jornalismo, e que tem na figura do foto-jornalista o seu maior representante.

Esta profissão é exercida por um repórter fotográfico que não necessariamente precisa ser formado em jornalismo, mas que trabalha em meios de comunicação da imprensa de um modo geral, como a imprensa escrita, bem como para sites e portais de informações de um modo geral.

Com o crescimento de tecnologias que permitem que fotografias sejam tiradas por qualquer pessoa em qualquer lugar, é possível entender que a profissão de foto-jornalista está em fase de expansão, já que ela se adaptou perfeitamente à nova realidade, conseguindo extrair o máximo dela.

Salários e oportunidades

Fotojornalismo

A pessoa interessada em trabalhar com fotojornalismo deve ter em mente que se trata de uma profissão em expansão, mas que também apresenta uma oferta considerável de profissionais, o que pode tornar o mercado competitivo demais para novos profissionais.

Há um piso salarial que varia de localidade para localidade, sendo que em São Paulo, por exemplo, atualmente ele é de 2,5 mil reais, mas dependendo da oportunidade, é possível que o profissional consiga ganhar nada menos do que 10 ou 15 mil reais por mês.

Há também muitas oportunidades de trabalho para quem desejar atuar como freelancer, ganhando por trabalho, o que pode ser mais rentável para quem desejar ter flexibilidade de horários e para quem não gostar de ter vínculos empregatícios.

Atualmente, o mercado, como já foi dito anteriormente, está em expansão, com grande quantidade de oportunidades para este tipo de profissional, portanto, se você deseja trabalhar como foto-jornalista, você deverá entender que oportunidades há, mas também há grande disputa por elas.

Outro ponto que não deve ser ignorado pelos profissionais que desejam ingressar neste mercado é o fato de que o fotojornalismo é uma profissão que pode trazer alguns riscos, especialmente quando se atua em contato direto com situações mais complicadas, como cobertura de conflitos, por exemplo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados