Colégio Web

Especialista em RH

Publicidade

Recursos Humanos é uma profissão que tem estado cada vez mais em alta e que ganhou notoriedade há não muito tempo. A pessoa formada em RH é responsável por desenvolver e gerenciar os planos de carreira dentro das empresas, por analisar estratégias institucionais, e por selecionar e recrutar novo pessoal, além de realizar treinamentos e avaliações do pessoal dentro da empresa.

E é exatamente por lidar com a gestão de pessoas que o profissional de Recursos Humanos tem sido cada vez mais procurados pelas empresas, que desejam não só reconhecer os talentos dentro e fora dela, mas também encontrar maneiras de fazer com que eles não desejem sair de lá.

E é exatamente pelo fato da profissão ser mais nova e pouco conhecida que reunimos aqui uma série de informações sobre o curso e o mercado de Recursos Humanos.

O curso de Recursos Humanos

Especialista em RH

O curso tem duração média de dois anos e o profissional sai formado como tecnólogo. Ele geralmente é composto por quatro módulos que enfatizam a capacitação específica. Ao término de cada um desses módulos o profissional recebe um certificado de conclusão.

No decorrer do curso são abordados temas como contabilidade, informática e relações trabalhistas. Por ainda não ser um curso muito comum, não são todas as instituições que o oferecem em sua grade.

O Senac, a FGV e a Unip são alguns dos lugares onde o curso de Gestão de Recursos Humanos podem ser encontrados.

Mercado de trabalho

Com o aumento da competitividade dentro do mercado de trabalho no geral, o profissional de RH, por ser o responsável pela gestão eficiente das equipes, pelo recrutamento e pelo desenvolvimento de pessoal, tem sido cada vez mais procurado pelas empresas.

Os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro são os lugares com maiores e melhores oportunidades, mas para quem gosta do interior, essa região paulista também apresenta boas oportunidades.

Outro lugar que tem o mercado de RH em ascensão nos últimos anos é o Nordeste do país.

Especialista RH

Salário

Como não poderia deixar de ser, o salário médio de uma profissão é algo que é e deve ser levado em conta na hora de escolher para qual lado seguir. Isso porque é com ele que você será capaz de realizar os seus desejos de âmbito material.

No Brasil o profissional de Recursos Humanos não tem um salário médio fixo definido porque pode ocupar diversas posições. Mas ele pode variar de R$ 1.595 para um assistente de recursos humanos até mesmo R$ 22.303 para um diretor de recursos humanos. Os valores podem variar bastante dependendo do cargo a ser assumido, mas aqueles que se dedicam de verdade podem sim alcançar salários bastante altos no mercado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados