Colégio Web

Encanador

Publicidade

O encanador é um claro exemplo daqueles profissionais tão necessários em horas urgentes, daqueles que solucionam problemas que nos parecem impossíveis, em poucos minutos.

Responsáveis pela correção de problemas hidráulicos nas instalações de todo o mundo, os encanadores têm se tornado cada vez mais raros, e seus serviços custado cada vez mais caro. Entenda abaixo porque achar um encanador barato é difícil.

O que faz um encanador?

A princípio, relacionamos o encanador à lista de profissionais que tratam de serviços domésticos. No entanto, são eles que estruturam e corrigem os problemas das maiores companhias industriais, inclusive.

Encanador

A área de atuação de um encanador é bastante vasta. Ele opera projetos de instalação de tubulações e define seus traçados e dimensões. Especifica, quantifica e inspeciona os materiais usados nessas instalações, como também realiza testes hidráulicos.

Salário de um encanador

Apesar de ser uma profissão considerada de nível técnico, o encanador tem remuneração mínima, de acordo com a Catho, de R$ 1.153,00. Se atuar no ramo industrial, por exemplo, esse valor pode até quadruplicar.

Mercado de trabalho do encanador

Os mestres de obra e até mesmo os engenheiros civis afirmam sem hesitar que tem se tornado cada vez mais difícil encontrar um bom encanador. Ou seja, há vagas no mercado. Contudo, buscam-se encanadores cada vez mais bem formados e exímios conhecedores da elaboração dos sistemas hidráulicos básicos, como o da cozinha e o do banheiro.

Canos

Para alcançar esse nível de formação, é preciso que você faça cursos técnicos específicos que lhe confiram conhecimentos peculiares de processos complexos da indústria e da construção civil, por exemplo. São cursos como: Instalação e Reparo de Torneiras, Instalação de Pias e Lavatórios, Instalações de Válvulas de Pé de Crivo, como fazer dobras em tubos de PVC, etc.

Como ser um encanador industrial?

Para atuar na função de encanador, é necessário ter apenas o ensino fundamental completo. Contudo, progredir na carreira significa concluir outras etapas do ensino. O segundo grau, por exemplo, ensina habilidades que serão requeridas no exercício da hidráulica de aeronáutica.

Assim, para se tornar um encanador industrial, você precisa fazer um curso técnico específico de mais de 200 horas/aulas que te possibilite compreender minuciosamente o exercício dessa profissão. Para atingir graus mais altos, é preciso que se adquira experiência.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados