Colégio Web

Educomunicador

O que é, como trabalha e qual a importância deste profissional no mercado de trabalho.

Publicidade

Educação e comunicação andam juntas com o profissional do século XXI, hoje em dia tudo o que está relacionado a educação está interligado à comunicação. A educação vem inovando e crescendo cada vez mais juntamente com a tecnologia e a informação.

Por isso, o mercado de trabalho aposta em pessoas (comunicadores) e educadores andando juntos. O nome dessa nova profissão é EDUCOMUNICADOR. O nome é uma junção das palavras educação + comunicação, por isso, você já deve ter mais ou menos uma noção do que estamos falando.

Os principais objetivos de um educomunicador é ajudar a ampliar a capacidade de expressão de todas as pessoas num espaço educativo, desenvolver o espírito crítico da pessoa quanto à educação e transformar informação em conteúdos de educação.

Formação

A pessoa que quer ser um educomunicador precisa estudar disciplinas na área de humanas, como: teoria da comunicação, sociologia da comunicação, além de matérias ligadas a prática de ensino.

Para quem opta por bacharelado, as matérias são voltadas à fotografia, produção de texto e roteiro de rádio e TV. A conclusão do curso de dá com um TCC e estágio.

 

Mercado de Trabalho

O Mercado de trabalho para esse profissional está voltado à área de ensino, ele pode também trabalhar em ONGs, museus, espaços culturais, projetos educacionais.

Se o interesse do candidato é trabalhar em emissoras de TV, a área dele seria destinada a pesquisar e produzir conteúdos na área de educação. O público-alvo do curso é destinado a disciplinas teóricas de ciências e comunicação social.

Você pode também atuar nas seguintes áreas:

  • Licenciatura
  • Reportagem
  • Consultoria
  • Pesquisa

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados