Colégio Web

Ecoturismo

Publicidade

De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ecoturismo é aquele que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural do pais. Alem disso, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambiental para promover o bem-estar da população.

De acordo com o Instituto de Ecoturismo do Brasil, o ecoturismo é a pratica de turismo e lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável dos patrimônios natural e cultural, incentivando sua conservação, promovendo a formação de consciência ambientalista, garantindo assim o bem estar das pessoas envolvidas.

Existem diferenças entre o turismo comum (clássico) e o ecoturismo (turismo ecológico), diz-se que enquanto o turismo clássico as pessoas apenas contemplam estatisticamente o que elas conseguem ver sem muita atividade ativa, já no ecoturismo existe movimento, ação e as pessoas, na caça de experiências únicas e exclusivas, andam, carregam mochilas, suam, tomam chuva e sol, obtendo um contato muito próximo com a natureza. Alem do mais o ecoturismo se diferencia por passar informações e curiosidades relacionadas a natureza, seus costumes, suas historias, o que acaba facilitando uma integração muito mais educacional e o envolvimento com a região.

O ecoturismo é uma atividade sustentável e, por dar uma atenção maior a preservação do patrimônio natural e cultural, se diferencia do turismo predatório. Isso é uma tendência mundial em crescimento, e responde a varias demandas, desde a pratica do esporte ao estudo cientifico dos ecossistemas.

O nome “ecoturismo” surgiu em 1985, mas somente em 1987 foi criada a comissão técnica nacional constituída pelo Ibama e a Embratur, organizando as atividades neste campo.

Os principais objetivos do Ecoturismo é: promover e desenvolver turismo, com bases culturais e ecologicamente sustentáveis; incentivar investimentos em conservação dos recursos culturais e naturais utilizados.

Mas para que uma atividade seja classificada como ecoturismo, é necessário algumas condições básicas como: respeito as comunidades locais, envolvimento econômico efetivo das comunidades locais, respeito as condições naturais e conservação do meio ambiente e interação com a educação, garantindo ao turista que incorpore para sua vida o que aprende com sua visita. Gerando assim consciência para a preservação da natureza e dos patrimônios históricos.

O Ecoturismo visa promover a harmonia dos seres humanos entre si e com a natureza.

Saiba mais acessando o site https://www.iped.com.br/evento-turismo-e-hotelaria/curso/ecoturismo e faça sua matricula. O inicio é imediato. Bons estudos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados