Alguns momentos são marcantes e difíceis na vida de uma pessoa por representarem o fim de um ciclo e o inicio de outro. É a entrada no ensino médio (antigo colegial), é a escolha de qual universidade cursar na fase do vestibular. É o primeiro emprego.

Pois é do primeiro emprego e das dificuldades para conquistá-lo que falaremos aqui, dando dicas para que o jovem iniciante no mercado de trabalho não tenha medo dessa escolha que representa uma das maiores mudanças na vida de uma pessoa!

5 Dicas para conquistar o primeiro emprego

Primeiro Emprego

1# – Cadastro em sites de emprego

Se cadastrar em sites de empregos pode ser uma boa opção, ainda mais quando não se tem experiência, já que há uma grande variedade de opções para quem está nessa fase da vida, buscando o primeiro emprego, especialmente no Telemarketing. Há diversos tipos de sites especializados em busca de empregos, sendo que os que cobram uma (nem sempre) pequena taxa são os que oferecem as melhores opções e rendem os melhores resultados. Mas se você está na “dureza” mesmo, não se desespere, pois há sites gratuitos que oferecem bons resultados também (lógico que em menor escala do que os pagos).

2# – Seja sincero

Não há necessidade de mentir. Portanto, se você não tem experiência, não se envergonhe, visto que todo mundo já passou por essa fase, já que todos nós começamos nossas carreiras profissionais do zero em algum momento. Mentir não é uma boa opção também por um simples motivo: você terá de provar que o que disse era verdade, em algum momento! Portanto, fale sempre a verdade.

3# – Aposte no temporário

Muitas pessoas acreditam que emprego temporário pode ser uma grande roubada. Essas pessoas não poderiam estar mais enganadas, já que uma vaga de emprego temporário, especialmente nessa época do ano, pode ser mais fácil do que conquistar uma vaga efetiva. E essa opção pode ser uma boa por pelo menos dois motivos: a vaga pode ser temporária, só que a experiência não. Essa será permanente. O outro motivo: se o empregado apresentar um bom desempenho em um emprego temporário, isso poderá significar uma efetivação, abrindo caminho para uma carreira profissional bem sucedida.

4# – Experiencie a vida de Freelancer

Trabalho freelancer pode ser uma boa opção para que está começando sua trajetória profissional. Na internet, há uma grande gama de opções para trabalhadores iniciantes, sendo a mais promissora, a de redator freelancer. Essa atividade é a ideal para quem ainda estuda, por exemplo, já que permite uma maior flexibilidade de horários. Também ajuda muito financeiramente, visto que se pode ganhar um bom dinheiro apenas escrevendo textos na internet.

5# – Pense bem no seu futuro

Escolha o primeiro emprego, mas não tenha pressa em escolher sua profissão. Isso pode parecer contraditório, mas faz todo o sentido quando pensamos que nessa fase da vida, o jovem muitas vezes tem dúvidas quanto ao seu futuro, e uma escolha feita de modo precipitado pode significar uma vida infeliz. O primeiro emprego é o inicio de uma jornada, mas não necessariamente deverá se dar na área que o jovem pretende trabalhar. O primeiro emprego será importante para que o jovem consiga atingir seus objetivos, e entre eles, poderá estar a faculdade que lhe permitirá exercer a profissão que será a definitiva em sua vida.