Colégio Web

Diagramador

27 de março é o dia do Diagramador, conheça mais sobre essa profissão.

diagramador

Publicidade

Um jornal não é feito somente de matérias, publicidade e anúncios, por trás de um tudo isso existe um trabalho que nem sempre é percebido por quem costuma acompanhar esse meio de comunicação, e essa parte quase “imperceptível” é um trabalho realizado pelo Diagramador.

Esse profissional é responsável por organizar todo o trabalho que o Jornalista e o Ilustrador fazem em um jornal. Ele distribui as matérias e arruma na página, ele escolhe a fonte que será usada, o tamanho, além de decidir o local das fotos e ilustrações.

Formação

Não existem profissionais específicas na área, alguns que exercem a função são formados em:

  • Designers gráfico,
  • Jornalista;
  • Desenho Industrial;
  • Comunicação Visual.

Além de outros que têm somente experiência e atuam na área sem formação.

Para ser um diagramador, o estudante tem de estar sempre atento às novas tecnologias, programas de computadores e língua portuguesa, porque as principais ferramentas utilizadas por eles são alguns programas como: Adobe InDesign; Corel Draw; Photoshop; entre outros que facilitam seu trabalho.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o diagramador é amplo, podendo atuar em agências de propaganda e marketing, editoras, revistas e empresas produtoras de eventos. Além disso, esse profissional desenvolve trabalhos como tipografia, material de promoção, arte de embalagens, estética de websites, design gráfico, interfaces gráficas e prodjetos editoriais.

Principal atividade do Diagramador

Principal atividade do Diagramador

Remuneração

Como todos os salários, o do Diagramador, varia de cada região e nível do profissional dentro da empresa, mas a média de um formado em Designer Gráfico, no começo da carreira está entre R$ 1.500 e R$2.827,00

Se você quer ingressar na carreira de diagramador, estude bastante, faça testes vocacionais e pesquise muito sobre a área. FAzer visitas a universidades e participar de palestras também é muito válido.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados