Nos programas de rádio existe um profissional responsável por ele, chama-se Radialista, ele travalha com meios de comunicação (além do rádio) e pode trabalhar com televisão também.

A maioria dos radialistas têm de ser bom ouvinte para entender muito bem como é feito esse trabalho. Além disso, tem de ter a voz bastante apresentável, séria e firme porque é o seu principal estrumento de trabalho e por isso, deve ser bem cuidado.

Além disso, tem de saber se expressar corretamente, e de uma maneira clara para que ovinte entenda.

As características desejáveis de um radialista são:

Boa Dicção
Domínio da língua portuguesa
Empatia
Boa expressão
Agilidade
Boa Voz
Criatividade

Formação

Para ser um radialista, é preciso ter o registro de profissionais radialistas emitido pela DRT – Delegacia Regional do Trabalho. Para os radialistas que lidam com notícias é necessário ser formado em Jornalismo (4 anos). Para os que trabalham com programas musicais, narração e entretenimento é preciso apenas o certificado de conclusão do ensino médio, mas é muito bom fazer cursos para ir se aprimorando.

O curso de Radio e TV é para aquele profissional que desempenha funções técnicas como sonoplastia e edição (4 anos).

Mercado de trabalho

O radialista pode atuar em empresas de radio e televisão, em produção, edição, locução de programas e web-rádios.

Salário

Salário médio mensal de R$ 1.900 reais à R$ 2.400 reais.