O médico é um profissional da saúde responsável por cuidar, tratar e salvar vidas. A medicina é uma ciência e como tal investiga a natureza e a origem de doenças do homem de modo a achar uma cura ou tentar controlá-los preservando assim, o bem estar das pessoas. A palavra Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

A Data

18 de outubro foi escolhido como o dia do médico, uma data escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o “amado médico“, segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Escolas de Medicina

Em 18 de fevereiro de 1808 D. João VI assinou um documento para que fosse criada a Escola de Cirurgia da Bahia e a partir daí deu início ao ensino da medicina no país. Mas, a criação de escolas não parou por ai, no mesmo ano a Faculdade de Medicina da UFRJ foi fundada pelo príncipe regente D. João, por Carta Régia, a que foi assinada em 5 de novembro de 1808 com o nome da escola de Anatomia, Medicina e instalada no hospital Militar do Morro do castelo.

No Brasil existem mais de 180 escolas médicas, (102 particulares, 7 municipais, 24 estaduais e 48 federais. Somente de 1996 a 2009, 98 escolas médicas foram autorizadas (entre as quais apenas 30 públicas). Em São Paulo, existe o maior número de Faculdades de Medicina, sendo 30 no total, depois Minas Gerais com 28, já o Maranhão é o Estado que tem menos vagas.

Especializações

Para se tornar um médico, é preciso fazer faculdade de Medicina e depois escolher a área para se especializar.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para um profissional da medicina é bastante amplo, podendo atuar em várias áreas ligadas à saúde. Além disso, pode trabalhar em Hospitais Públicos e Particulares, Clínicas médicas, consultórios particulares, grandes empresas (médico do trabalho), clubes esportivos. Um médico formado pode ter as seguintes especialidades:

alergia e imunologia – cuida da defesa do organismo

anestesiologia – aplica anestésicos

angiologia – cuida das veias e artérias

cardiologia – cuida das doenças do coração

dermatologia – cuida das doenças da pele

endocrinologia – atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo

gastroenterologia – trata do sistema digestivo

genética – trata das doenças genéticas

ginecologia e obstetrícia – trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto

hematologia – cuida das doenças no sangue

homeopatia – é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais.

infectologia – cuida das doenças infecto-contagiosas

mastologia – trata das doenças nas glândulas mamárias

neurologia – trata de distúrbios no sistema nervoso

nefrologia – cuida dos rins

oftalmologia – trata dos olhos

ortopedia e traumatologia – cuida dos ossos e músculos

otorrinolaringologia – cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta

patologia – faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais

pediatria – cuida das doenças em crianças

radiologia – faz diagnósticos a partir de exames radiológicos

reumatologia – cuida das cartilagens e articulações

urologia – cuida das doenças nas vias urinárias

Salário

O salário médio inicial de um médico é de R$ 2.900,00 a R$ 3.900,00 (de acordo com a especialidade).

Dica> Se você se interessa pela área de medicina, fique ligado nos cursos do iPED voltados à saúde. Saiba mais clicando AQUI

Bons Estudos.