Colégio Web

Desenvolvedor de Games

Você gosta de games? Passa horas se dedicando a resolver enigmas e acompanhar os mistérios? Que tal se tornar desenvolvedor de games. Conheça a profissão!

Publicidade

Você gosta de games? Passa horas se dedicando a resolver enigmas, acompanhar os mistérios, lutar em difíceis combates e sentir a adrenalina de uma história que provoca calafrios? Já pensou em criar, você mesmo, um game e poder fazer disso sua profissão? Então, é exatamente isso que um desenvolvedor de games faz, ganha a vida criando jogos que irão envolver e empolgar multidões em todo o mundo.

Essa profissão é um tipo de engenharia que reúne uma série de diferentes conhecimentos – nas áreas de webdesign, programação, gráfica, encenação física, roteiro, entre muitas outras. Com o crescimento do mercado de jogos, graças à popularização de computadores, da ampliação do acesso à internet e todos os outros gadgets que têm surgido nos últimos tempos, essa tem sido uma carreira em franca ascensão, com grandes empresas desenvolvedoras à caça constante de novos talentos.

Em paralelo, muitos cursos voltados para a área de desenvolvimento de jogos têm surgido nos últimos anos, em diversas Universidades pelo mundo. Para se ter uma pequena noção do porquê de toda essa relevância do mercado de criação de games, basta que apresentemos a seguinte informação: no ano de 2007, esse mercado movimentou, em nível mundial, aproximadamente 10 bilhões de dólares e, já em 2013, o lançamento do game Grand Theft Auto V atingiu, sozinho, US$ 1 bilhão em vendas – e tal resultado foi alcançado em somente três dias!

Até mesmo a publicidade tem se valido de uma nova modalidade promocional, os Advergames, que são games que promovem um passatempo, mas acompanhado pela promoção de uma marca e um produto. Esse tipo de estratégia tem crescido graças ao aumento do marketing digital em redes sociais.

Quais são as funções de um Desenvolvedor de Games?

Desenvolvedor de Games

Para ajudar você a compreender melhor sobre o mundo dos desenvolvedores de games e todas as possibilidades profissionais, a seguir apresentaremos uma lista com todas as funções envolvidas na criação de games:

Produtores – são os colaboradores que ficam responsáveis, em um projeto, por questões como o  custo, a viabilidade financeira, além de toda a coordenação do projeto de desenvolvimento;

Artista-gráfico- profissional que cuida de todas as imagens do game, que podem ser tanto desenhadas de forma clássica – no papel – e depois digitalizadas, ou, já criadas de forma digital. Buscam inspiração em filmagens e fotos variadas;

Designers – dedicam-se à jogabilidade – facilidade e interatividade dos controles do game, que precisam ser intuitivos e funcionais para o jogador – além disso, cuidam de normas de uso, regras gerais, cada uma das etapas, bem como das estruturas subjetivas do jogo;

Compositor e Engenheiro de som – trabalham a sonoplastia do jogo;

Engenheiros de som – sonorização o game, como um todo;

Programadores – estudam e colocam à disposição da equipe todos os códigos de linguagem – em termos de programação – que permitirão o desenvolvimento dos jogos;

Testadores – Esses profissionais analisam e reportam erros de software, em uma espécie de controle de qualidade do processo;

Jogador para testes – é um analista que joga a demo do jogo, prestando total atenção, para encontrar possíveis erros ou bugs nos títulos, antes de seu lançamento.

Além dessa numerosa equipe de trabalho, o desenvolvedor de games precisa ter alguma noção de como criar jogos para as mais variadas plataformas, para que não corra riscos de perder uma oportunidade de trabalho, por não dominar uma plataforma específica para a qual solicitaram um jogo. Algumas das principais são: Arcades, consoles, computadores, mobiles.

Portanto, você que ama games, junte o útil ao agradável e se torne um desenvolvedor de jogos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados