Colégio Web

Dentista

O dentista é o profissional que está capacitado a cuidar de aspectos como a estética e a saúde bucais. Conheça mais detalhes sobre esta profissão!

Publicidade

A Odontologia é a área de estudos, voltada para cuidado e tratamento de dentes, da boca, bem como dos próprios ossos da face.

O dentista é o profissional que está capacitado a cuidar de aspectos como a estética e a saúde bucais. Faz restaurações, extrações e limpeza de dentes, cria o modelo e faz a colocação de próteses, ou aparelhos, bem como pode fazer cirurgias. Ajuda na prevenção e cura de males que afetem língua, bochechas e gengivas.

Dentro da Odontologia há uma série de subáreas como a periodontia, dentística restauradora, entre muitas outras. Pode fazer carreira abrindo um consultório particular, sendo que, em começo de carreira, tende a dividir seu espaço com outro colega, uma vez que pagar aluguel de um espaço, é um gasto muito elevado – isso sem contar com os altos gastos que deverão ser feitos, para a compra de equipamentos de trabalho. Nesse caso, unir a colegas é uma ótima saída para equilibrar as contas, sobretudo no começo.

Só está apto a exercer essa profissão quando o profissional obtém um registro no Conselho Regional de Odontologia. No ano de 2008, esse respeitado órgão aprovou uma determinação, incluindo 6 práticas inovadoras de tratamento de doenças bucais. Assim, desde 2009, todos os cirurgiões-dentistas estão habilitados a realizar tratamentos em pacientes com uso de: fitoterapia, terapia floral, homeopatia, laserterapia, acupuntura e até hipnose.

O curso de Odontologia, que tem, em média, 10 períodos – ou 5 anos de duração – é composto por disciplinas que, em um momento inicial, inclui Ciências Biológicas e da Saúde, como, por exemplo: imunologia, bioquímica, histologia, microbiologia, patologia, fisiologia e anatomia. No ciclo de formação profissional, são incluídos diversos conteúdos, com destaque para: radiologia, dentística, cirurgia e traumatologia, endodontia, periodontia, próteses, odontopediatria, material dentário e ortodontia.

Áreas Específicas da Odontologia

Odontologia

O profissional tem muitas possibilidades de trabalho, no universo da Odontologia. Entre as principais funções, estão:

Clínica geral

Fazer restaurações ou extrações de dentes. Fazer procedimentos relativos à implantação de próteses;

Dentística restauradora

Fazer moldes de próteses, a partir de análises e exames da arcada dentária, reestabelecer, tanto a forma quanto a função dos dentes, realizar clareamentos e correção estética de dentição;

Endodontia

Área dedicada ao tratamento de alterações, seja na polpa ou ainda na própria raiz dos dentes, evitando sua perda;

Estomatologia

Diagnóstico e tratamento de todas as doenças que acometem a boca;

Implantodontia

Promove a realização de próteses isoladas – que podem, tanto ser isoladas quanto completas, como é o caso das dentaduras – ou cirurgias em geral, nos maxilares, com a utilização de implantes;

Odontogeriatria

Cuidados relativos à saúde bucal da pessoa da terceira idade;

Odontologia legal/forense

Realizar exames e perícias judiciais, redigir atestados, análises e laudos técnicos, de caráter oficial. Fazer identificação de cadáveres, por meio da arcada dentária;

Patologia bucal

Essa área se dedica a feitura de exames de laboratório para a correta identificação de doenças;

Periodontia

Área especializada na saúde das gengivas, bem como dos ossos que sustentam a dentição. Promove cirurgias corretivas ou reparadoras, raspagens e demais procedimentos que envolvam a área bucal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados