Colégio Web

Contador

Publicidade

Profissional da área de humanas e também atuante na área de exatas, o contador, ou contabilista, tem um significado complexo no setor previdenciário brasileiro e uma área bem ampla para atuação empresarial. Profissão milenar, é até hoje uma das mais buscadas em faculdades e cursos técnicos, que são ministrados por diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil.

A profissão de contador geralmente é associada a um profissional liberal ou um trabalhador sem carteira assinada, ou seja, um autônomo.

Nos tempos de hoje isso ainda acontece, mas com situações que já são favoráveis ao trabalhador, principalmente após a criação de uma taxa em que o profissional paga e consegue através da prefeitura o CCM, que nada mais é, um cadastro do qual o participante consegue obter sua identificação de autônomo, facilitando o pagamento das guias e contagem de tempo de serviço para uma futura aposentadoria, tanto por tempo de serviço ou por idade.

contador tem ampla área

Mas há muitos profissionais que conseguem ótimos contratos de trabalhos com grandes empresas, que necessitam cotidianamente dos préstimos dos contadores, como por exemplo, empresas que lidam com telemarketing, que tem uma entrada e saída de funcionários a todo momento.

Área de atuação do contador

Já a área de atuação, conforme mencionado no primeiro parágrafo, é extensa, desde pequenas empresas a pagamentos de tributos milionários por multinacionais. Aliar ao conhecimento estabelecido para os contadores, técnicas de administração, como formatação de tabelas e planilhas, e técnicas de comunicação, como redações e aprimoramento de textos a serem enviados, é uma grande conquista de credibilidade. As principais áreas para atividade de um contador são:

Profissional de exatas e humanas, contador tem ampla área

  • Auditoria, que cuida da fiscalização interna, sobre quaisquer dúvidas sobre pagamentos, lucros ou prejuízos;
  • Consultoria, que auxilia todo o tipo de contas, incluindo saldos e extratos de todos os setores, sendo eles primários, secundários e terciários, as chamadas Organizações Não Governamenteis (ONGs).

Nas empresas, logo que é contratado, o recém-funcionário escuta que sua carteira de trabalho irá para as mãos do contador da empresa. O contador é que dá entrada nos papéis de contratação e carimba a carteira de trabalho com as informações comerciais da empresa. Assim também é, o contador que cuida dos trâmites da demissão do funcionário. Sua função nesse caso é verificar o tempo de serviço, e definir o valor que o demitido tem a receber.

Além disso, a função do contador é emitir e avisar as instituições que cuidam do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS),e o pagamento de abonos do tipo PIS/PASEP, além de outras administrações financeiras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados