Colégio Web

Comediante

Publicidade

Atualmente, especialmente por conta do crescimento do número de espetáculos de comédia stand up sendo realizados em todo o Brasil, tanto em bares, quanto em teatros, muita gente despertou suas atenções para a profissão de comediante.

Portanto, nas próximas linhas, especialmente para quem deseja não apenas conhecer um pouco mais sobre esta profissão tão divertida, mas também para quem deseja se tornar um comediante, nós vamos falar um pouco mais sobre ela. Preste atenção!

Carreira

Comediante

Por mais interessante que possa parecer para as pessoas comuns, o fato é que a carreira de comediante exige muito preparo da pessoa que deseja ingressar na dura tarefa de fazer as outras pessoas rirem.

Ser engraçado é algo muito subjetivo, mas dentro, por exemplo, do universo da comédia stand up, que anda tão em voga nos últimos tempos, ser engraçado exige que se tenha a capacidade de escrever seu próprio material.

Para isto, um bom comediante precisa ter ao menos mais algumas características além de ser engraçado: ser um bom observador, ter uma aptidão para a escrita (para criar seu material) e ter muita força de vontade.

Para iniciar uma carreira de comediante nos dias de hoje, a boa notícia é que há uma série de oportunidades, desde bares, até teatros, que abrem espaço para apresentações de novos talentos.

No entanto, justamente por conta do sucesso que o stand up tem feito no Brasil atualmente, o mercado ficou muito mais competitivo, e conseguir espaço pode ser mais trabalhoso do que seria em outros tempos.

Salário

Comedia

Mas apesar de parecer uma profissão bastante atraente, o fato é que ser comediante no Brasil nos dias de hoje não é algo fácil, já que para se conseguir ganhar muito dinheiro contando piadas, é necessário batalhar muito.

Inicialmente, a maior parte dos comediantes brasileiros (não apenas os comediantes stand up) precisa pelejar muito em bares e restaurantes, por exemplo, realizando apresentações muitas vezes em troca de alguns trocados.

O cachê vai melhorando com o tempo, mas o fato é que um comediante que deseja atuar na noite de alguma grande cidade brasileira precisa estar disposto a viver uma vida de incertezas, pois haverá noites em que ele conseguirá um bom dinheiro, ao passo que haverá outras em que ele simplesmente não conseguirá muito mais do que alguns reais.

É praticamente impossível estipular um salário para um comediante, mas para os poucos casos de comediantes que conseguem emprego fixo em alguma casa de espetáculo, ou em algum bar, bem como em algum meio de comunicação (emissora de TV ou de rádio), a remuneração pode ser realmente muito boa.

E diferentemente do que se aplica para outras profissões, para ser comediante, a pessoa não precisa necessariamente ter algum tipo de formação, bastando que ela tenha talento e vontade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados