Colégio Web

Citricultor

Publicidade

O Brasil é um dos maiores produtores de frutos cítricos do mundo. As primeiras plantações começaram logo após o descobrimento, nos estados da Bahia e São Paulo. As sementes se adaptaram muito bem ao clima tropical e ao solo, que proporcionaram o crescimento de um fruto de qualidade.

Mas, para que os frutos cheguem até as feiras e mercados é preciso um cuidado todo especial. A começar pela plantação.

É aqui que começa o trabalho do Citricultor. Cabe a ele não só o cultivo das frutas cítricas, como: laranja, limão e tangerina, mas também a proteção das plantações e melhoras no setor.

Devido à importância e responsabilidade que este setor possui para a economia do país, no mês de junho, além do dia dos namorados (12) e festa junina, também é comemorado o dia do Citricultor (8).

História

Citricultor

Foi em 1969, no interior de São Paulo, que as homenagens ao profissional da plantação cítrica começaram. A princípio, a ideia era apenas reunir os citricultores da região paulista para expor as novidades relacionadas ao setor. Mais de dez anos depois, em 1978, a simples reunião se tornou a EXPOCITRUS, evento que acontece na primeira semana de junho e proporciona o encontro de entidades, indústrias e profissionais da área.

Aqui no Brasil, encontra-se o maior polo produtor de citros do mundo, o chamado cinturão citrícola paulista, que compreende os estados de São Paulo, sendo a maior parte, e Minas Gerais. A área total é de aproximadamente 12,5 milhões de hectares. Vale lembrar que 700 mil estão cobertos por laranjeiras.

Juntos, o estado de São Paulo e a Flórida (EUA) produzem mais de 80% do suco consumido no mundo.

Fique sabendo

Citri Cultor

Desde 1977, a Fundecitrus – Fundação de Defesa da Citricultura – tem o trabalho voltado para melhorias em relação ao cultivo dos frutos. Pesquisas e novas tecnologias para controlar as doenças e pragas são desenvolvidas pela Fundação e passadas aos citricultores através de cursos e treinamento gratuitos. Essas ações viabilizam o cuidado de forma sustentável ao pomar.

Mercado cítrico brasileiro

O Brasil é responsável por grande parte da produção mundial de cítricos. A citricultura está presente em mais de 3.000 municípios. Só no estado de São Pauloaproximadamente, 400 cidades que geram por volta de 200 mil empregos relacionados ao setor. A safra de 2011/2012 movimentou cerca de US$ 2,276 bilhões em exportações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados