O ano de 2015 foi marcado por uma grave crise econômica e política, culminando num cenário de aumento do desemprego e uma série de demissões em vários setores. Muitas empresas faliram, fecharam ou deixaram o país. Felizmente, o ano terminou, mesmo que com algumas baixas. 2016 promete ainda não ser um ano fácil do ponto de vista econômico, mas aparenta ter uma feição um pouco mais otimista em relação ao mercado de trabalho.

Elaboramos um pequeno guia relacionado às profissões que têm recebido o maior número de requisições e contratações para que você saiba quais profissões serão mais procuradas neste ano. Confira:

1.   Tecnologia

Acompanhando as tendências dos últimos anos anteriores, as carreiras que mais tem a maior demanda e maior crescimento são as ligadas aos setores de investimento em tecnologia, em especial no campo da informática e telecomunicações.

Com a utilização praticamente obrigatória de ferramentas tecnológicas no dia a dia de cada indivíduo, o mercado de tecnologia atualmente é um dos que se encontra em maior índice de crescimento.

Carreiras 2016

Para tanto, o segmento necessita de profissionais que dominem o gerenciamento de tais ferramentas, produzindo novas soluções e criando formas de gerenciamento e desenvolvimento. A criação e o design de ferramentas e páginas na internet e aplicativos também são uma necessidade permanente neste tipo de mercado, que é extremamente dinâmico e mutável.

Nesse sentido existe uma série de profissões com grande demanda em todo o mundo, principalmente nas áreas que envolvam tecnologia de informações, tecnologia de comunicações, desenvolvimento de redes, desenvolvimento de ferramentas e aplicativos, designer, webdesigner, etc.

2.   Saúde

Outra área que tem uma demanda expressiva é a área de saúde. Além de geralmente ser bem-remunerado e possuir um status social com grande reconhecimento, a área tem poucas variações mercadológicas pois sua importância ultrapassa questões mercadológicas. Além da medicina, envolve as carreiras que ligadas à saúde do homem e dos animais, à produção de produtos bioquímicos e farmacêuticos, entre outros.

3.   Ofícios manuais

Tal área é relativa a profissionais que trabalham em áreas de artesania e manufatura em escala pequena. Tal ramo, antigamente desvalorizado socialmente, hoje é valorizado devido à escassez do número de profissionais e à valorização dos trabalhos individuais.

Algumas profissões do ramo: sapateiro, marceneiro, costureiro, pedreiro, eletricista etc. Muitas vezes esse tipo de profissional pode ter qualificações específicas e ser ainda mais específico: aplicador de gesso, alfaiate, entre outros.

Carreiras 2016

4.   Engenharia

Por se tratar de um setor do mercado de trabalho extremamente flexível, a carreira ligada à engenharia pode ser exercida em uma infinidade de setores. Isto é, independentemente da formação específica escolhida pelo engenheiro, a grade básica comum a todos os cursos garante uma formação em exatas que pode ser muito valorizada no mercado econômico, bancário e em diversos outros setores. Além disso, a demanda relacionada a setores de tecnologia tem valorizado muito esse tipo de profissional, em especial nos setores de planejamento e gerenciais.

Dica

Uma dica valiosa para quem está com medo de investir em alguma carreira no mercado de trabalho é a de procurar valorizar profissões multidisciplinares, que possam ser valorizadas não apenas num âmbito regional ou em apenas um segmento. Além disso, é fundamental que um profissional hoje tenha conhecimentos básicos de informática, bem como a fluência em um segundo idioma é extremamente valorizada.