Biblioteconomia é a ciência que estuda a representação, a sistematização, o uso e também a disseminação da informação através de serviços e produtos  que são informativos.

Ou seja, trata da análise, planejamento, implementação, organização e administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação, sites, entre outros.

O que ele faz?

Imagine que você precisa encontrar um livro, filme, revista etc. em um acervo de um sem número de obras, sem nenhum critério de organização nem catálogo. Certamente, você não saberia como nem por onde começar e levaria muito tempo até obter sucesso em sua busca.

Pronto para facilitar a vida de milhares de pessoas, está o profissional de biblioteconomia com a missão de gerir informações, por meio de técnicas que visam organizar, classificar e catalogar. Além disso, o biblioteconomista cuida da conservação dos materiais que administra para que resistam ao tempo e ao uso.

BIBLIOTECONOMIsta

Com o surgimento dos computadores e o advento da internet, tornou-se muito comum ao trabalho do biblioteconomista criar e manter arquivos digitais. As empresas cada vez mais optam por esse método, por razões como liberar espaço físico, preservar os documentos originais e agilizar a troca de informações e materiais com o maior número de pessoas possível.

O profissional de biblioteconomia deve sempre buscar economizar o tempo e recursos para seus clientes, buscando colocar ao seu alcance todas as demais informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

Funções do Biblioteconomista

A seguir, outras funções que podem ser desempenhadas pelo profissional da área:

• Planejamento de serviços biblioteconômicos;
  • Planejamento físico de bibliotecas, centros de documentação e informação;
  • Organização de acervos (bibliográficos ou não);
  • Serviços técnicos e administrativos ligados à documentação;
  • Assessoria, consultoria, ensino, fiscalização técnica, normalização de documentos, análise de trabalhos técnicos e científicos;
  • Organização de bases de dados virtuais e intranets;
  • Documentação para processos de certificação de qualidade;
  • Avaliação de conteúdo da Internet, entre outras.

BIBLIOTECONOMIA Biblioteconomis

Mercado de trabalho

O biblioteconomista pode atuar em organizações de diversos segmentos, entre os quais estão:

• Acervos
  • Associações
  • Centros Culturais
  • Centros de Pesquisa
  • Editoras
  • Emissoras de Televisão e Rádio
  • Escolas
  • Escritórios de Advocacia
  • Museus
  • ONGs
  • Provedores de Internet

Em média, o salário inicial do profissional de biblioteconomia gira em torno de R$2 mil, para o biblioteconomista sênior a remuneração veria de R$6 mil a R$ 20 mil.