Colégio Web

Barista

Publicidade

Muita gente adora tomar um cafezinho de vez em quando, ainda mais num país como o Brasil, onde este hábito está enraizado desde os tempos coloniais, e persiste até os dias de hoje, com pessoas tomando café logo depois do almoço gratuitamente na maior parte dos restaurantes.

Mas o que talvez pouca gente saiba é que há uma profissão que é totalmente voltada para o café, ou melhor, para a sua preparação para a degustação, sendo um verdadeiro especialista nos chamados cafés de alta qualidade: o barista.

Portanto, neste artigo, nós vamos conhecer um pouco mais sobre este profissional, que está começando a ganhar cada vez mais espaço, inclusive no mercado de trabalho brasileiro, conseguindo uma valorização realmente muito grande.

Profundo conhecedor

Barista

Um barista deve ser, acima de tudo, um profundo conhecedor do café, estudando minuciosamente todas as suas fases de “vida”, partindo do cultivo da planta, passando por todas as etapas de processamento dos grãos, pelos processos de torra e moagem e culminando no produto final, bom para o consumo.

Ao se tornar este profundo conhecedor, o barista se diferencia das pessoas comuns por ser capaz de identificar tipos diferentes de café apenas pelo seu aroma, ou apenas por meio do contato visual, e sendo capaz de identificar processos de produção empregados, entre outras coisas.

Por tudo isto, o barista começou a ser mais requisitado, especialmente pelo crescimento do consumo no mundo todo dos chamados cafés de alta qualidade, num processo que também começa a chegar ao Brasil, onde cada vez mais profissionais começam a ser lançados ao mercado de trabalho, sendo muito valorizados (há profissionais que chegam a ganhar até 10 mil reais por mês).

Origens do termo

Barista Carreira

 

Para quem acha estranho o nome da profissão, a origem da palavra barista tem tudo a ver com a atual aplicação dos profissionais, já que remete a um ambiente onde o café é cada vez mais servido, os bares.

Barista vem do italiano, sendo uma palavra que tem total referência a qualquer pessoa que seja um atendente num bar, entendendo de todas as bebidas, inclusive do café.

No entanto, foi quando a palavra partiu para outros países e conquistou novos horizontes que ela acabou por se referir aos profissionais que entendem de café e que trabalham em cafeterias.

Para muitas pessoas, um barista é um profissional parecido com o sommelier no que se refere aos vinhos, tendo a função de degustar a bebida e sendo um profundo conhecedor dela.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados