Colégio Web

Auto Motivação

Publicidade

A Auto Motivação (AM) tem como objetivo primordial tratar as pessoas desmotivadas, despreparadas e desencorajadas para mudar de comportamento;

A AM é uma abordagem criada para auxiliar o sujeito a reconhecer seus problemas atuais e potenciais, quando há dúvidas quanto à mudança comportamental e estimular o comprometimento para a realização dessa mudança, por meio de abordagem psicoterápica persuasiva e encorajadora;

O modo como esta questão da motivação foi definida variou ao longo do tempo, e só mais atualmente, se adotou uma perspectiva mais otimista: a motivação não é uma característica, um traço imutável do tóxico dependente, mas é uma área intervencionável e é a forma como o terapeuta vai mostrar caminhos ao tóxico dependente que o conduzirão à mudança;

Seus cinco princípios básicos são:

  1. Expressar empatia;
  2. Desenvolver discrepância;
  3. Evitar discussões;
  4. Fluir com a resistência;
  5. Estimular a autoeficácia.

A palavra motivação significa motivo para a ação, uma razão da pessoa realizar algo. Esse motivo pode ser o entusiasmo, mas é preciso que ele tenha um fundamento sólido ou não irá durar. É claro que é possível criar um clima de entusiasmo e até motivar pessoas apenas por estímulos passados pelo ambiente ou pelo contato, mas uma empresa precisa de algo mais do que apenas entusiasmo para motivar. É preciso algo real.

Normalmente somos motivados por dinheiro, prazer e prestígio. É claro que as teorias motivacionais incluem vários desdobramentos disso, ou podem chamar o que chamo de dinheiro por necessidades físicas, de sobrevivência ou algo assim. Dinheiro resume o que precisamos para garantir nossa subsistência.

Prazer é outro elemento motivador e pode ter, também, diversos significados, como conforto, sensações, recordações, por exemplo.

Prestígio aparece em algumas teorias como necessidade de autoafirmação ou de realização, entre outras ideias. Mas, resumindo, tudo em dinheiro, prazer e prestígio fica mais fácil de entender e de aplicar numa empresa.

Para motivar as pessoas, portanto, é preciso ter em mente que será preciso oferecer uma ou mais dessas coisas como prêmio ou recompensa.

A auto motivação é uma técnica usada atualmente pelo setor de recursos humanos para diagnosticar e incentivar funcionários.

Agora, veja 9 dias importantes para se auto motivar:

  • Trace uma meta principal importante
  • Trace metas parciais menores
  • Determine recompensas
  • Use o método do trabalho em tiros
  • Determine as próximas ações
  • Encontre um parceiro.
  • Converse com sua família
  • Leia um livro
  • Pratique um esporte

Gostou desse assunto e quer conhecer mais sobre ele, faça já a sua matrícula no curso de Auto-Motivação, acesse: https://www.iped.com.br/psicologia/curso/auto-motivacao.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados