Ser um artista plástico é trabalhar na criação de obras, entre elas, desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens. Alguns artistas plásticos são especializados em um determinado tipo de arte. Elas podem conter elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário.

Um artista plástico deve saber lidar com diversas possibilidades de fazer a arte, como com a utilização de papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.

Mercado de Artista Plástico

Plástico Artista

Um Artista Plástico pode expor os seus trabalhos em galerias de arte, museus ou lugares públicos. Além de ilustrar livros, revistas e participar de matérias em busca de popularizar e mostrar para todos a sua arte, ele também pode gerenciar acervos e mostras em centros culturais e fundações. O trabalho também pode aderir a outras áreas, como resultar em dar aulas de artes em escolas ou universidades.

Vamos a uma gama de atividades que podem ser desenvolvidas por um Artista Plástico:

Escultura

Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino

Dar aulas de educação artística em escolas do ensino básico ou em faculdades lecionando em disciplinas específicas.

Eventos

Realizar a exposição de obras de arte para organizações de mostras e exposições, como museus, galerias de arte ou até mesmo nas ruas.

Gravura

Desenhar figuras sob relevo em uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.

Multimídia

Trabalhar na criação de vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas, utilizando as técnicas de animação, vídeo e computação gráfica. Podendo então planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.

Artista Plástico

Pintura e desenho

Fazer a representação com formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.

Restauração

Muitos Artistas Plásticos atuam com o objetivo de recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

Cursos

O profissional pode complementar seu currículo com cursos na área de design de objetos, ensino de arte, restauração de obras de arte, história da arte e entre muitos outros.

Remuneração

O salário de um Artista Plástico pode variar muito de acordo com a sua área de atuação. Além de também ser um pouco mais difícil de ganhar dinheiro no começo por conta da falta de popularidade. Mas, em média podemos dizer que a profissão pode ter valores de até R$5, 700.