Colégio Web

Apicultor

Publicidade

Muita gente gosta de mel e por este motivo, cresce o consumo deste alimento tão importante para a nutrição humana há milênios e que também é bem mais saudável do que o açúcar, por exemplo.

Você conhece o profissional que trabalha na produção do mel, criando abelhas para isto? Pois é justamente sobre o apicultor que nós vamos falar nas próximas linhas, falando, inclusive, sobre o mercado e sobre os rendimentos, por exemplo.

O que é?

Apicultor Profissão

Antes de qualquer coisa, é fundamental que se entenda o que é apicultura, que nada mais é do que a criação de abelhas, já que na verdade, são elas que produzem o mel de fato.

O apicultor nada mais é do que o profissional que pratica a apicultura, atuando diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel de qualidade para o consumo humano.

A espécie de abelha criada pelos apicultores é a Apis mellifera, que, além de produzir o mel, também produz a cera, o pólen, a geleia real, a própolis e até mesmo o veneno.

O apicultor também pode criar abelhas com outras finalidades, como a de vender espécimes para outros apicultores, ou então para utilizá-las na polinização de determinadas áreas, por exemplo.

Há também apicultores amadores que apenas criam abelhas com a intenção de ter uma satisfação com a prática, assim como também há os apicultores que criam abelhas com intenções científicas, para observação de comportamento e outras coisas.

A quantidade de colmeias pode variar de acordo com o tipo de apicultura que está sendo conduzida pelo apicultor, já que em colônias pequenas, normalmente se observa melhor certos comportamentos, ao passo que em colônias grandes se têm uma maior quantidade de mel e de outros derivados sendo produzida.

Apicultor

O mercado brasileiro

Especialmente quando falamos de Brasil, é possível observar que o mercado apícola se encontra em estado de expansão, com algumas empresas começando a criar colônias de grandes proporções para a produção em larga escala.

São nestas empresas que uma pessoa que deseja trabalhar como apicultor poderá procurar emprego, sendo necessário que se tenha experiência na atividade.

Há também a possibilidade de se iniciar uma colônia sozinho, mas para fazer isto, é necessário que se tenha bom conhecimento da atividade e também que se tenha uma boa quantia para investir na compra de equipamentos adequados (só a roupa especial custa um bom dinheiro).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados