Colégio Web

Antropólogo

Uma das profissões que mais têm instigado jovens nos últimos anos é a de antropólogo. Confira todos os detalhes dessa profissão, bem como as melhores faculdades!

Publicidade

Uma das profissões que mais têm instigado jovens nos últimos anos é a de antropólogo. Há diversos postos de emprego sendo abertos todos os dias e muitos jovens acabam se interessando pela área. No entanto, muitos procuram o curso de antropologia sem saber ao certo o que faz um antropólogo.

Para ajudar aos que estão interessados nessa área do conhecimento humano, seja por questões profissionais, seja por pura curiosidade, vamos discorrer um pouco sobre ela aqui, sem a pretensão de ensinar, mas apenas com a intenção de lançar luz sobre possíveis dúvidas que possam surgir na cabeça de um jovem às portas com o vestibular. Esperamos sinceramente que ajude!

O que é antropologia?

O dicionário Aurélio define antropologia como sendo o “estudo ou reflexão acerca do ser humano, e do que lhe é característico”. Essa é apenas uma das definições, mas resume bem o que engloba os estudos antropológicos: o homem e a humanidade como objeto de estudo. A origem etimológica da palavra antropologia remete ao grego clássico (anthropos = homem) + (logos = estudo) = estudo do homem. Como área de conhecimento, dividi-se em duas, a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural (ou Social). O foco da primeira é o desenvolvimento humano propriamente dito, e a sua evolução como espécie. Já a segunda tem como principal mote estudar os aspectos culturais e sociais da civilização humana ao longo de toda a sua trajetória até os dias atuais.

O que faz um antropólogo? Onde ele pode trabalhar?

Antropologo

Além de poder atuar como professor em universidades, um jovem formado na área terá a oportunidade de desenvolver pesquisas e estudos relacionados à cultura e à sociedade. Há diversos trabalhos desenvolvidos por antropólogos que se relacionam com outras áreas, como a arqueologia e a história. Um antropólogo poderá compor equipes interdisciplinares juntamente a profissionais dessas áreas. No Brasil, a maior parte das oportunidades de emprego para um jovem formado em antropologia reside no funcionalismo publico, seja ele na esfera federal, na esfera estadual ou na esfera municipal. Há oportunidades de trabalho em órgãos como o IBGE, o Incra ou o Ibama. Outra área que abre diversas vagas de emprego para jovens antropólogos iniciantes é a de pesquisa de opinião, que promete crescer ainda mais nos próximos anos. Há também oportunidades em ONGs, que no Brasil surgem aos montes em diversas regiões do país.

Quais as melhores universidades que oferecem o curso?

No Brasil, as universidades que têm seus cursos reconhecidamente bem avaliados são a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual  de Londrina (UEL), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de São Paulo (USP). Há também universidades particulares bem avaliadas, sendo o Mackenzie, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ) as mais conhecidas. O curso dura em média de 3 a 4 anos.

Bom, com essas informações, esperamos de fato que algumas dúvidas mais corriqueiras tenham sido sanadas. Agora é decidir o curso e estudar. Boa sorte!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados