Colégio Web

Analista de Sistema

Publicidade

O analista de sistema é a pessoa que tem como propósito executar estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais lógico caminho no sentido de fazer com que a informação virtual possa ser processada. O profissional desta área estuda diversos sistemas existentes, entre eles o hardware (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, incluindo seus comportamentos e aplicações.

A principal função deste profissional é criar programas, que são executados em hardwares operados por usuários preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados.

Cabe ao analista de sistemas, que faz parte desta organização, fazer a implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores. Para executar este tipo de função, é necessário que o profissional tenha um raciocínio lógico e boa dose de iniciativa na resolução de problemas e criação de softwares, pois o desenvolvimento de programas é um trabalho que requer competência e um aprendizado contínuo.

Áreas de atuação

As principais áreas de atuação do analista de sistemas está na administração de banco de dados, gerência de redes de pequeno e médio porte. Ele pode ainda atuar como projetista e engenheiro de programas. É possível ser professor de informática, bem como atuar no desenvolvimento de projetos pedagógicos. A consultoria de equipamentos, processos de informatização e programas também abre espaço para esse tipo de profissional que administra as informações que estão relacionadas à tecnologia em diferentes espaços da sociedade.

Diariamente, o analista de sistemas deve se preocupar em criar produtos e serviços inovadores. Administrar bem um projeto ou dar o devido suporte ao usuário. É necessário que seja organizado e saiba planejar todas as etapas que envolvem o processo da informação. Saber lidar com grandes fluxos e redes também é essencial para o perfil.

Vale do Silício

O analista de sistemas precisa de constantes atualizações e devem dominar bem outros idiomas, especialmente o inglês. Isso acontece porque grande parte das tecnologias desenvolvidas em t odo o mundo saem dos Estados Unidos da América, especialmente da região do Vale do Silício, situado na Califórnia.

A visão sistêmica é um traço essencial a qualquer profissional, mas também cabe ao analista de sistemas. Ele precisa pensar como melhorar o desempenho das máquinas que são o tempo todo manuseadas pelos humanos. Grandes nomes dessa área também mostraram-se importantes líderes. Afinal de contas, além de lidar com volumes imensos de informações, precisam entender quais são as demandas do componente humano que sempre opera um produto físico desenvolvido pelo mundo da tecnologia.

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados