Colégio Web

Analista de Mídias Sociais

O que é, e qual a função deste profissional no mercado de trabalho.

social media

Publicidade

As mídias sociais estão cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas, seja para estudar ou entretenimento, mas o que era pra ser somente um passatempo está se tornando parte do mercado de trabalho. Uma das profissões mais novas no mercado e que tende a crescer bastante é o de Analista de Mídias Sociais.

Para ser um profissional desta área, é necessário estar por dentro de tudo que está relacionado a internet, redes sociais, blog, boa escrita, comunicação, pro-atividade.

Funções

As principais funções deste profissional são:

Elaborar textos para as redes sociais, comunidades e blogs, interagir com participantes nos diferentes pontos de contato, manter contato com os principais multiplicadores em redes sociais (líderes em comunidades e blogueiros), identificar conteúdo gerado por outras pessoas que possam ser utilizados para disseminar em seus pontos de contatos, acompanhar a presença nas redes sociais (quantitativa e qualitativa), identificar crescimento da presença online, gerar relatórios de desempenho de campanha e garantir o fluxo de informações entre agência, cliente e redes sociais.

Formação

Para atuar na área, este profissional tem de ser formado em Jornalismo,  Publicidade, Relações Públicas ou cursos de extensão específicos de extensão relacionados a redes sociais e gerenciamento. Podem ser cursos de extensão, focados em um assunto, ou uma pós-graduação em Marketing Digital.

redes sociais

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este profissional ainda é novo, mas tende a crescer e muito. As empresas que mais contratam nesta área são agências digitais, de mídias sociais, de publicidade e assessorias de imprensa. Além disso, muitos trabalham como Freelancers para lojas e empreendimentos que gostariam de ser vistos em redes sociais.  Esta é a profissão que mais irá crescer dentro do setor de Comunicação nos próximos cinco anos, avaliam especialistas do setor.

 Dicas para ser um analista de sucesso

  • Ter inglês fluente
  • Ler e estar atento às novidades em blogs e sites de diferentes assuntos;
  • Estar sempre presente em palestras, fóruns e tudo o que esta relacionado a mídias sociais;
  • Ler e se especializar no assunto;
  • Exercitar a escrita, com assuntos atuais e interativos;
  • Procurar cursos relacionados a mídias sociais, comunicação e afins;
  • Ler e pesquisar sobre o mercado de trabalho, principalmente em agências;

Remuneração

O salário médio inicial pode variar entre R$ 1.8 mil a R$ 4 mil reais. Este valor pode aumentar à medida que faltam profissionais no setor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados