Colégio Web

Capacitor plano

Publicidade

Capacitor plano 
Como já vimos anteriormente, o capacitor plano é considerado um dispositivo que é composto por duas placas planas e metálicas, que ficam em paralelo, onde entre elas existe um isolante, denominado dielétrico. O isolante pode ser de papel, cortiça, isopor, vácuo ou ar. 

Vejamos a ilustração: 

Onde: 

* d é a distância entre as placas; 

*A é a área de cada placa; 

*ε é a permitividade absoluta do dielétrico.

O campo elétrico do capacitor plano 

Considerando um capacitor que esteja ligado em um gerador cuja sua corrente é contínua, sendo que sua d.d.p é igual a U, e suas placas iram se eletrizar com cargas opostas, como por exemplo +Q e –Q. como podemos observar na figura acima (capacitor plano), no meio das armaduras, sua d.d.p irá ser igual a do gerador e irá estabelecer um campo elétrico uniforme em seu dielétrico, ignorando assim os efeitos de borda. 

Vejamos na figura abaixo: 

É importante lembramos que quanto menor for à distância comparada com as duas placas, menos os efeitos das bordas irão se acentuar, aumentando assim o efeito da condensação das cargas, ou seja, a capacitância. 

Com isso a intensidade do campo elétrico que está entre as duas placas planas irá valer: 

Já quando falamos de densidade superficial, é importante lembrarmos que essa densidade de cargas, representada por σ, vale: 

Considerando que o campo elétrico seja uniforme, iremos obter uma relação entre a intensidade do campo e a tensão elétrica, que é a seguinte: 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados