Colégio Web

Propriedades dos imãs

Publicidade

Propriedades dos imãs 

Existe uma propriedade dos imãs que é considerada a mais importante, que é a propriedade de atrair alguns objetos, como por exemplo, pedaços de ferro (liga de cobalto e níquel). É importante lembrar que um imã não é capaz de atrais outros tipos de metais. 

Um dos fatores que contribui para a descoberta dos imãs, foi essa propriedade. 

Para entendermos melhor,vamos pensar em um imã perto de uma limalha de ferro, vamos perceber que essa limalha vai ser atraída pelo imã , lembrando que a atração é intensa em ambos os pólos. 

Vejamos a ilustração: 

A outra propriedade é a da atração e repulsão, existente entre os dois pólos, levando em conta que:
 
– pólos com mesmos sinais irão se repelir; 

– pólos com sinais diferentes, irão se atrair

Para que essa propriedade seja percebida, devemos observar os imãs, caso eles não se atraiam, significa que eles possuem sinais iguais, já se ele se eles se atraírem, significa que eles possuem sinais contrários. 

Vejamos á baixo ilustração:


Existe também outra propriedade, que é conhecida como a propriedade de inseparabilidade dos pólos dos imãs. Se pensarmos em separar o pólo negativo do pólo positivo, iremos obter dois imãs menores, pois na hora da separação irão surgir dois pólos contrários dos seus extremos. Portanto podemos concluir que os pólos negativos e positivos de um iram se separar, ou seja, iremos conseguir separá-los apenas uma metade da outra e não os pólos.

 Vejamos a ilustração:
 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados