Colégio Web

Noções de calor

Publicidade

Introdução 

calor é a energia térmica em trânsito, entre dois corpos ou sistemas, decorrentes apenas da existência de uma diferença de temperatura entre eles.
Unidades

No S.I. o calor é medido em J (joule). Usualmente utiliza-se a cal (caloria), tal que: 
 
1 cal = 4,186 J

Sinal do Calor O calor (quantidade de energia térmica) é positivo (Q > 0) quando um corpo recebe energia térmica, e negativa (Q < 0) quando perde. Calor perdido Q < 0
Calor recebido Q > 0

Formas de Calor A quantidade de energia térmica recebida ou perdida por um corpo pode provocar uma variação de temperatura ou uma mudança de fase (estado de agregação molecular). 

O calor responsável pela variação de temperatura recebe o nome de calor sensível, já o calor responsável pela mudança de fase, recebe o nome de calor latente

Colocando dois corpos, de temperaturas diferentes (quente e frio) em contato, percebe-se que a temperatura do corpo mais quente diminui, enquanto que a temperatura do corpo mais frio aumenta. Após certo tempo, as temperaturas dos dois corpos igualam-se. Nesse momento, o fluxo de calor é interrompido, e diz-se que os corpos se encontram em equilíbrio térmico. 

É importante diferenciar calor de temperatura, pois são grandezas físicas diferentes: temperatura é a medida do nível de energia interna de um corpo; calor é a passagem de energia de um corpo para outro, devido à diferença de temperatura entre eles. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados