O estado autoritário (1964 a 1985)

Golpe militar de 1964 

a) Realizado pelas oligarquias em conluio com as Forças Armadas com o total apoio dos Estados Unidos. 

b) Operação Brother Sam: uma aparatosa ajuda militar dos norte-americanos para consolidação do Golpe de 1964. 

c) Combate ao comunismo e recuperação da credibilidade internacional. 

1. Governo Marechal Castelo Branco (1964 a 1967) 

O marechal Humberto Castelo Branco nasceu em 20 de setembro de 1900, foi durante muito tempo um respeitado militar, logo depois se tornando um político. Foi o primeiro presidente do regime militar que se instaurava naquela época. 

O início do governo de Castelo Branco foi marcado por grandes emendas e cassações. E a partir daí foi estabelecido um plano de estabilização econômica e combate inflacionário. 

Criou o Cruzeiro Novo como unidade monetária, fundou a Embratel, e restabeleceu a ordem interna. Durante o seu governo as instituições militares e ministérios passaram por reformas. Todas as suas ações eram em prol da restauração econômica e financeira. 

Com o tempo começaram a surgir grandes divergências entre os líderes políticos que apoiavam o Golpe Militar de 1964. Assim, o governo revolucionário propôs mudanças no processo eleitoral para proteger o movimento de 64. Foi assim que em 1965 no processo eleitoral que aconteceu em 11 estados, a oposição ficou com a vitória em 5 deles. A partir daí, foi decretado o Ato Institucional n.o 2. 

– Ato Institucional n.o 2, decretado em outubro de 1965, estabelecia entre outras medidas: 

a) Cassação de mandato: suspensão dos direitos políticos por 10 anos.

b) Eleições indiretas para presidente da República.

c) Extinção dos partidos políticos. Por meio do ato complementar n.o 4, de 24 de novembro de 1965, cria-se o bipartidarismo:

Situação: Aliança Renovadora Nacional (ARENA)

Oposição: Movimento Democrático Brasileiro (MDB)