Governo Itamar Franco (1992 a 1995) 

Em 2 de outubro de 1992 Itamar Franco assumiu a Presidência da República, sendo formalmente aclamado em 29 de dezembro do mesmo ano.
Nosso país enfrentava uma grave crise econômica, com a inflação chegando às alturas. Durante o seu governo foi criado o Plano Real pelo Ministério da Fazenda, que tinha como líder Fernando Henrique Cardoso. O Plano Real foi um sucesso e a inflação foi controlada. Fernando Henrique Cardoso foi muito beneficiado pelo plano real, tornando-se assim o candidato oficial para a susseção de Itamar Franco, e elegeu-se nas eleições para a presidência em 1994. 

No ano de 1993 o governo realizou um plebiscito, que era previsto pela constituição de 1988, para eleger a nova forma e o novo sistema de governo do Brasil. Grande parte da população votou a favor da República como forma de governo e somente uma minoria votou pela Monarquia. Pelo sistema de governo, o presidencialismo foi mais votado do que o Parlamentarismo.

A música: 

Surge a BOSSA NOVA em 1950, no Rio de Janeiro. Uma nova geração na música popular brasileira, jovens artistas e compositores de muita habilidade, idealizados, movidos por sonhos, acreditando no futuro. Talentos natos para a música cumprem as notas, fazem as melodias, misturam Jazz frio com o samba tradicional e escrevem com uma propriedade que só eles têm e conhecem, espalhando esse som e levando a música por todo o mundo. Foi com a Bossa Nova que surge a MPB nos anos 60, uma mistura de ritmos, como a música erudita, ritmos africanos, músicas folclóricas e de raiz, é nesse tempo que começam os festivais, são eles de muita importância para os seus intérpretes. Podemos ver alguns dos importantes cantores e compositores da época que são até os dias de hoje considerados intérpretes de suma importância para a história da nossa música, como: Chico Buarque de Holanda, Geraldo Vandré e Edu Lobo. Não foram apenas cantores, compositores ou músicos, foram guerreiros, que lutaram contra a ditadura, contra a censura, mas muitos deles precisaram se exilar. A fase que marcou muitos brasileiros ficando guardada na memória de quem viveu e ouviu foi a tropicália, um período de tantas lutas e muitos talentos sendo lapidados ao natural, consagrando cantores da época, que hoje são conhecidos do grande público.