Colégio Web

Caule

Publicidade

Ele tem a função de conservar as folhas, flores e frutos, além disso, atuam na condução da seiva e no acúmulo de reservas. 

Partes do caule 

O caule é formado pelo broto terminal, brotos laterais, nó e entrenó. 

Broto terminal – encontra-se na ponta do caule, é composto por milhares de células frágeis, que se produzem com rapidez possibilitando desenvolvimento do caule. 

Brotos laterais – são encontrados ao longo do caule, são compostos pelas mesmas célula. do broto terminal. Quando essas células se produzem, são formados novos ramos, folhas e flores. 

– É a parte que surgem os brotos laterais e as folhas. 

Entrenó – Região onde há dois nós. 

Tipos de caule
 

Os caules, geralmente, crescem acima da superfície do solo. Mas existem caules que crescem embaixo da terra ou dentro da água. Portanto eles podem ser aéreos, subterrâneos ou aquáticos. 

caules aéreos 

Os caules aéreos são aqueles que crescem acima da superfície do solo. Os caules aéreos são classificados em eretos, rastejantes ou trepadores. 

Os caules eretos crescem na posição vertical em relação ao solo, e pode estar em forma de tronco, que é resistente e ramificado, ou em forma de estipe que não tem ramificações, em colmo onde é possível visualizar nós e entrenós, e também em forma de haste que é um caule bem delicado. 

Os caules rastejantes crescem na horizontal junto ao solo, por isso, é chamado de rastejante. 

Os caules trepadores desenvolvem-se se firmando em alguma base. 

caules subterrâneos 

São os caules que crescem embaixo do solo. Eles podem ser classificados como rizomas, que se estendem horizontalmente pelo solo, ainda que produzam ramos aéreos, como Tubérculos que são caules pequenos, mais grossos, que têm uma abundancia em substâncias nutritivas, e também como bulbos, que em sua maioria são em formato de um disco. 

caules aquáticos 

São os caules que se desenvolvem dentro da água.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados