Colégio Web

Você sabe por que o golfinho é tão querido?

Um dos animais mais queridos do mundo animal, o golfinho é alvo de pesquisas em todas as direções, especialmente sobre seu comportamento inteligente. Veja!

Publicidade

Um dos animais mais queridos do mundo animal, o golfinho é alvo de pesquisas em todas as direções, especialmente ao que diz respeito ao seu comportamento extremamente inteligente.

Mas você sabe por que o golfinho é tão querido pelas pessoas? Algumas explicações residem justamente no seu comportamento inteligente, capaz de aprender truques incríveis de modo bem rápido.

Outra explicação pode estar em seu comportamento dócil quando criado em cativeiro, que acaba por cativar tanto adultos quanto crianças que visitam parques e zoológicos do mundo todo.

A inteligência do golfinho

Golfinho

O golfinho é um mamífero aquático da ordem dos cetáceos, que compreende também as baleias.

A subordem dos golfinhos é chamada Odontoceti e é caracterizada pela presença de dentes, sendo popularmente conhecida como a subordem das baleias dentadas (as demais baleias são de barbatana).

Dessa ordem também faz parte o Cachalote e a Orca (ou Baleia Assassina). E para quem não sabe, a Orca é, propriamente dita, um golfinho, sendo a maior espécie que existe.

Todos, tanto as baleias de barbatana, quanto as baleias dentadas, são extremamente inteligentes, sendo conhecidas por possuírem complexos modos de comunicação e até mesmo “idiomas” exclusivamente utilizados por grupos específicos.

Os golfinhos, em especial, possuem uma inteligência que chama muito a atenção da comunidade científica, especialmente por causa do nível de aprendizagem bem acima do que é apresentado pela maior parte dos outros animais.

Os golfinhos que vivem em cativeiro são capazes de aprender uma gama incrível de tarefas complexas e apresentam um nível de memória esplendido.

O comportamento dócil

Você sabe por que o golfinho é tão querido

Seja em cativeiro, ou seja, na natureza, o golfinho apresenta um comportamento normalmente dócil, que o caracteriza e acaba por despertar a simpatia da maior parte das pessoas.

Esse comportamento é caracterizado pela grande quantidade de brincadeiras e pelos sons simpáticos emitidos pelo animal sempre que uma brincadeira é feita.

E é o único animal que apresenta uma variedade de comportamentos tão complexa e sem ligação direta com atividades biológicas básicas. O outro animal que apresenta essa característica é o homem.

Quando encontrados na natureza, os golfinhos são extremamente arredios, e apresentam um instinto para a caça fora do comum, explorando todos os seus sentidos altamente apurados.

São encontrados nos oceanos do mundo todo, mas há também variedades que vivem em água doce, como o boto cor de rosa dos rios da Amazônia.

Apesar de serem ótimos nadadores e caçadores vorazes, os golfinhos têm como seus predadores mais comuns o tubarão e o homem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados