Colégio Web

Você sabe o que é fagocitose?

Publicidade

Há quem diga que o organismo do corpo humano foi feito literalmente de uma forma perfeita. Afinal, tudo funciona de maneira inacreditavelmente bem. O nosso corpo produz uma série de substâncias e também realiza muitos trabalhos da qual muitas vezes nem ao menos sabemos o que é. E claro que um deles é a fagocitose. Você sabe o que significa? Já ouviu falar? Ou faz ideia de como funciona?

Se você nem imagina o que seja ou então já viu nas aulas de biologia e deseja relembrar, então continue lendo este artigo e descubra sobre tudo relacionado à fagocitose. Confira:

O que é a fagocitose?

Fagocitose

É um mecanismo que o nosso organismo realiza sozinho. A célula do nosso corpo tem a capacidade de envolver e enviar diversas partículas sólidas ao seu interior. Um exemplo bastante clássico deste tipo de processo é o que ocorre em nosso sistema imunológico, quando os macrófagos (que nada mais são do que as células de defesa), simplesmente fagocitam os micro-organismos patogênicos, ou seja, vírus, bactérias, entre outros.

Como funciona a fagocitose?

Tudo ocorre de uma maneira muito simples. Uma vez que o antígeno estiver em seu interior, a célula de defesa fará um processo de se autodestruir. Este processo realizado é também conhecido como autólise. Dessa maneira, estas células de defesa têm a importante função de simplesmente eliminar os devidos agentes que são totalmente agressores ao nosso organismo.

A fagocitose acontece dentro de duas fases: a primeira é o processo de ingestão e a outra é com a digestão intracelular. Veja:

Como ocorre o processo de ingestão? No primeiro processo que é o chamado de ingestão, a célula vai precisar gastar bastante energia até conseguir carregar a partícula ao seu interior.

Fago Citose

Como ocorre o processo de digestão intracelular? Já no que se trata do segundo processo, é a digestão intracelular da partícula ingerida. Aqui alguns micro-organismos serão destruídos. Nem sempre ocorrerá a autólise.

Sendo assim, de uma forma simples, podemos entender de que a fagocitose nada mais é do que um mecanismo muito importante para o nosso organismo. Isso porque, sua função é de ajudar a proteger contra a invasão de agentes causadores de doenças. Ou seja, a fagocitose tem tudo a ver com o processo de imunidade que o nosso corpo produz para se ver livre de doenças. Pois, quando a imunidade está em baixa, é uma verdadeira porta de entrada para doenças, desde as mais simples até as mais graves.

Como aumentar sua imunidade?

Você já viu acima de que a fagocitose nada mais é do que uma forma natural do nosso corpo se munir contra os micro-organismos patogênicos. Mas, além disso, é fundamental que nós aumentemos a imunidade por meio de outros fatores, como viver uma vida mais leve, longe do estresse, e também uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, por exemplo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados