Colégio Web

Líquenes

Publicidade

Os líquenes se formam quando há uma relação entre os fungos e as algas, ou seja, uma simbiótica, pois é uma união vantajosa para ambos.

Como os fungos são seres heterótrofos (não produzem o seu próprio alimento) e não realiza a fotossíntese, eles recebem alimento das algas e são beneficiados pela fotossíntese realizada por elas.

Em troca disso, os fungos protegem as algas da luz solar com as suas hifas, além de sintetizar substâncias favoráveis para as células das algas, eles fornecem para elas água e sais minerais.

Líquenes nas rochas

Líquenes sobre o tronco das árvores

Líquenes em detalhe

Os líquenes se reproduzem assexuadamente sobre rochas, solos, cascas e troncos de árvores, através de propágulos chamados sorédio que possuem células das algas e hifas dos fungos.

Geralmente os liquens são verdes, devido à clorofila que há nas algas, porém podemos encontrá-los na cor vermelha, amarela, etc.

Os líquenes possuem um grau de sensibilidade muito grande em relação os gases poluentes, que são liberados na fumaça de automóveis e pelas chaminés de fábricas. Sendo assim, é raro encontrar estes seres nas grandes cidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados