Colégio Web

Seres vivos: o que define cada reino?

20091028195545-01-reinosVivemos em cinco diferentes reinos aqui no planeta Terra. E por que essa divisão? Há diferenciações entre os reinos? Não, não estamos falando de um conteúdo de História. É que na Biologia também há reinos e seus moradores.

Publicidade

A partir da semelhança de cada ser vivo ele poderá ser agrupado em diferentes classificações que envolvem desde a espécie até o reino. O reino é a maior categoria, pois vai englobar todo ser vivo que apresenta semelhanças, apenas com certas peculiaridades.

A classificação atual envolve a prevalência de cinco reinos: Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae, Monera e Animalia. Tal divisão foi apresentada pelo cientista Whittaker em 1969. Desde esse período é uma das mais trabalhadas no ensino médio e fundamental.

Vamos conhecer um pouco de cada reino?

Proyecto_biosfera_reinosMonera: formados por seres mais simples, que possuem apenas uma célula. Esse ser unicelular não vai apresentar núcleos definidos (células procarióticas). Há representantes do Monera que não serão capazes de gerar seu próprio alimento. São os chamados autotróficos. Já outros, vão retirar o nutriente de outro organismo vivo: heterotrófico. Nessa área, estão inclusos todas os tipos de bactérias e cianobactérias.

Protista: também chamado de Protoctista, diferencia-se do Monera por não apresentar seres com célula procariótica. Assim, formado completamente por seres eucarióticos. Dentro desse grupo haverá seres multicelulares e unicelulares. Do ponto de vista nutricional, teremos os heterotróficos e os autotróficos. O reino Protista é formado por organismos bem diversificados e, para alguns pesquisadores, ele agrupa todos aqueles seres que não são bem recebidos nos outros reinos. Exemplo: protozoários e as algas.

Fungi: formado por uma série de seres unicelulares ou multicelulares, com elementos eucarióticos. Nesse caso, todos os seres do reino Fungi serão heterotróficos. O que significa? Que não serão capazes de produzir sua própria alimentação. Aí está o maior diferencial desse tipo de ser vivo. É o caso do bolor, da levedura e do cogumelo.

Plantae: formado por seres autotróficos que mantem células multicelulares e eucarióticas. Basicamente, composto por todas as plantas que existem na Terra. A aparência da alga, por exemplo, não a coloca nesse reino. Mas há indícios fortes de que as algas verdes são ancestrais das plantas.
Animalia: é o reino dos humanos e diversos outros seres heterotróficos. Com células eucarióticas e multicelulares, torna-se bem diferenciado em relação aos outros reinos.

E os vírus, onde ficam classificados? Em nenhum desses cinco reinos. De acordo com os pesquisadores, os vírus não são classificados como seres vivos. Isso acontece porque eles não possuem células ou metabolismos externos às células que lhe servem de alimento. Esse é um assunto em aberto, mas até o momento os vírus permanecem foram dos grupos e reinos aqui estudados.

E então, o que acharam da divisão dos reinos? Dentro da biologia, qual reino mais lhe impressiona? Que outros assuntos dessa área você deseja ver tratados aqui no Colégio Web? Envie suas críticas e sugestões!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados