Colégio Web

Do que são formadas as plantas?

Publicidade

As plantas são essenciais para a sobrevivência do ser humano. Das plantas retiramos o nosso alimento, a madeira para a fabricação de móveis, a essência para a fabricação de remédios e também as usamos como ornamentos.

Elas estão espalhadas por todos os lugares e principalmente na nossa mata e na nossa floresta. Existem várias espécies de plantas espalhadas pelo nosso país, algumas, possivelmente, o homem ainda não descobriu e outras que ainda resultam em pesquisas e estudos.

As plantas são seres vivos existentes na natureza: elas nascem, crescem, se reproduzem e morrem, assim como os seres humanos.

Todas pertencem ao grupo dos vegetais que são capazes de produzirem o seu próprio alimento. Alguns vegetais possuem flores e outros vegetais somente folhas. Os vegetais que possuem flores são mais numerosos entre as espécies. Podemos dividir as plantas em raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Todas essas partes juntas garantem a vida e a reprodução da planta. Vamos conhecer cada uma dessas partes!

As partes das plantas com flores

plantas com flores

A raiz é a parte que fixa a planta ao solo. É do solo que ela retira a água e os sais minerais para sua sobrevivência. Geralmente, nas plantas a raiz permanece embaixo da terra dando sustentação, mas algumas espécies como a figueira possuem raízes chamadas aéreas.

O caule transporta a água e os sais minerais, que foram retirados pela raiz, até as folhas levando o alimento para todas as partes da planta. Existem plantas com caule grosso e outras com caule fino. O caule também tem a função de sustentação dos galhos, das folhas, das flores e dos frutos.

As folhas possuem um papel fundamental na natureza e ajudam o ser humano através do processo que chamamos de fotossíntese. As folhas verdes são responsáveis pela troca de gases, ou seja, as folhas absorvem a luz solar e um gás que chamamos de gás carbônico. Esse gás juntamente com a luz solar, a água e uma substância existente nas folhas que é a clorofila realizam um processo que produz um açúcar (glicose). Tudo isso junto constitui o alimento da planta. Ao mesmo tempo, as folhas liberam no ar outro gás que chamamos de oxigênio. O oxigênio é o gás essencial para a existência de todo ser vivo no planeta, principalmente para o ser humano. Sem o oxigênio não conseguimos respirar. Esse processo todo é chamado de fotossíntese. É pelas folhas que a planta transpira e consegue manter a sua temperatura.

As flores possuem a função de órgãos reprodutores das plantas. Nelas se formam as sementes que se transformam em frutos. É maravilhoso sentir o perfume e ter a beleza das flores.

Os frutos possuem a função de guardar as sementes. Existem diversos frutos retirados da natureza como a laranja, o limão, a maçã, a manga, o pêssego, a jabuticaba; esses são chamamos de frutos carnosos, e o amendoim e a soja de frutos secos.

As sementes possuem a função de renovação. Elas transformam uma nova planta por meio da germinação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados