As plantas estão na natureza, nas nossas matas, nas florestas e nos jardins.  As plantas são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem.

Para que as plantas possam se desenvolver elas necessitam da luz do sol, da água, e de sais minerais retirados do solo.

A maioria das plantas se reproduz por meio das sementes. As sementes ficam armazenadas dentro dos frutos. Alguns frutos possuem várias sementes como é o caso da melancia, do mamão e do melão. Outros possuem apenas uma semente como é o caso do abacate, o pêssego e a manga.

A germinação da semente

As plantas precisam de alimentos assim como os seres humanos. Elas precisam crescer sadias e perfeitamente para que produzam bons frutos.

A germinação é o meio pelo qual a planta se reproduz, ou seja, é o início de uma nova planta a partir da semente. Durante a germinação, o caule se forma para cima e se desenvolve formando as folhas que produzem o alimento para a planta. Já a raiz cresce para dentro da terra.

Para germinar, a semente precisa de água. Para que se desenvolva a planta precisa de ar, água, sais minerais e luz solar. Dessa forma, as folhas produzem o alimento necessário para o seu desenvolvimento dando início a uma nova planta.

Agricultores e jardineiros também obtêm novas plantas a partir de mudas. As mudas são plantadas dando origem à nova planta. Vamos realizar algumas experiências em casa?

A reprodução das plantas com flores

Experiências:

1)      Você pode fazer experiência e observar a germinação do feijão em casa. É muito fácil e para isso você vai precisar de:

• Um copo transparente;
  • Algodão;
  • Água;
  • Alguns grãos de feijões crus.

Modo de fazer:

Inicie forrando o fundo do copo com algodão levemente umedecido com água e coloque de dois a três grãos de feijões crus sobre o algodão. Mantenha-o sempre úmido. Mas lembre-se: não encharcá-lo, pois ao invés de germinar, as sementes poderão apodrecer.

Comece a observar o processo de germinação e o crescimento da nova planta. Você poderá observar a cada dia a evolução e anotar a sua experiência.

• Em quantos dias a semente germinou?
  • Que parte da planta aparecerá primeiro?
  • Como a semente reage ao receber a luz do sol?
  • Como a semente reage sem receber a luz do sol?

Anote tudo, atentamente, e leve suas anotações para dividir com os seus colegas na escola e com o professor.

2)      Você também pode observar o desenvolvimento das plantas através de caules e raízes. Exemplo, o pé de batata doce pode se desenvolver a partir do seu caule.

Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o gengibre podem se desenvolver a partir da raiz. Você vai precisar de:

• Um recipiente com água;
  • Escolha a batata doce ou gengibre ou cenoura o que preferir.

Modo de fazer:

Coloque o gengibre no recipiente com água deixando parte do gengibre na água e parte fora da água. Mantenha o recipiente próximo de uma janela recebendo a claridade da luz solar.

Espere até que o gengibre crie folhas e raízes.  Você vai se surpreender com o resultado!