Colégio Web

Quais as utilidades dos animais?

Entenda como os “bichinhos” interferem no seu dia-a-dia

Publicidade

Todo tipo de animal é importante na cadeia da vida, inclusive o homem. Entretanto, alguns “bichinhos” ganham destaque em comparação a outros e ganham maior importância para o homem. Esses animais “especiais” podem influenciar no dia-a-dia do homem, sendo capazes de ajudá-los em diversas situações. Por sua vez, alguns outros animais podem gerar prejuízos. Nesse caso, valem os cuidados e precauções.

Um cavalo, por exemplo, serve como meio de transporte. Um jumento é elemento essencial do nordeste brasileiro. Especialmente para o homem do campo, os chamados vaqueiros, esses animais são mais do que aliados. Eles são responsáveis pelo peso que o ser humano não consegue suportar. O boi e a vaca também são importantes amigos do homem. Além de servirem de alimento, garantem leite, queijo e outras vantagens para a agropecuária.

Animais como alimentos

Há alguns animais que também servem como base alimentar para o ser humano. É o caso do frango, da cabra, do porco. Alguns outros são caçados e servem de alimento especialmente nas florestas. As galinhas, mesmo vivas, fornecem ovos que servem para inúmeras funções na cadeia alimentar.

A função do animal também serve para peças de vestuário. Desde que observados os parâmetros das entidades de fiscalização, podem ser fabricadas roupas de lã, couro e até mesmo seda com os casulos de algumas mariposas.

Abelhas e morcegos ajudam na polinização

Abelhas são essenciaisO mel, importante remédio e alimento humano, também vem de um animal: as abelhinhas tão queridas e mimosas. Além de auxiliar na cura das doenças respiratórias, elas são importantes por fazerem a visita nas flores do campo e retirarem o grão-de-pólen. Vejam quantas importantes utilidades exercem as abelhas que vivem em nosso universo! Sem elas, o fenômeno da polinização seria muito mais dificultoso.

A polinização também é realizada por outro animal: o morcego. Ele também poliniza um grande número de vegetais. Nesse “trabalho”, ele acaba se alimentando do fruto e assim espalhando sementes em diferentes locais. É daí que surgem novas plantas.

Alguns morcegos, anfíbios e lagartixas vão se alimentar de diversos animais invertebrados, e aí estão incluídos alguns mosquitos que podem provocar doenças. Olha aí a importância da largatixa! O coitado do morcego também sofre muito preconceito, mas ainda tem um papel positivo. É importante saber quais são os prejuízos e benefícios de cada animal.

Baratas, ratos e mosquitos

Funções dos animaisChegou a hora de falar de alguns animais não muito bem vistos pelo ser humano. As baratas, ratos e mosquitos são “nojentos”, mas também servem para manter o equilíbrio da natureza.

O problema começa quando essas três espécies começam a ficar muito populosas. É nesse momento que surgem os riscos enormes de doenças. Longe do ser humano, no mato, por exemplo, eles não causam tanto mal.

Nesse caso, cabe a nós tomarmos todas as precauções e evitar que eles aumentam de população ou se aproximem. Deixar o lixo amontoar é um risco. Água parada também pode atrair mosquitos.

E aí, ficou claro? Qual o seu bicho preferido?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados