Colégio Web

Quais as características das aves que não voam?

1Conhecemos como ave aquele tipo de animal que tem o corpo inteiramente coberto por penas. Além disso, contam com bicos, um par de asas e de patas. Toda ave nasce a partir de um ovo com casca. Nesse sentido, são classificadas como ovíparas. O ovo é colocado diretamente no ninho que é montado pelas mães ou pais daquele futuro ser. Passa por um processo em que é chocado e, ao final, nascem os filhotes daquela ave.

Publicidade

Os pais desses recém nascidos filhotes vão ser responsáveis por cuidar da alimentação. Todo alimento recolhido ao tempo de suas andanças volta diretamente para o bico dos filhos que acabaram de sair do ovo. Podemos localizar aves em diversos e diferenciados tipos de ambientes: deserto, floresta e mesmo nos espaços mais frios ou congelados do planeta, lá estão as aves. Quase todas elas voam tranquilamente.

Com um par de asas e uma estrutura óssea bastante leve, não há qualquer dificuldade para alçar voo. Os principais ossos das aves são chamados de pneumáticos, mas elas também possuem um saco aéreo que permite o voo. Entretanto, você sabia que algumas aves preferem não voar? É o caso do pinguim e da ema!

Pinguins e emas fogem da regra

2O pinguim e a ema são dois bons exemplos de aves não voadoras. Mesmo com essa limitação, acabam sendo animais muito inteligentes. Por exemplo, o pinguim é um excelente nadador, enquanto que a ema corre com muita desenvoltura.

Para voar, a ave se utiliza de um tipo de membrana que fica localizada entre a região dos dedos. É o que facilita imensamente o processo de natação em aves que também utilizam a água para se movimentarem. No caso das aves que ficam por longo tempo nos galhos, essas possuem dedos bem afastados e tendem a se curvar com muita frequência.

Já em relação aos bicos, os formatos variam bastante e também são influenciados pelos diferentes tipos de alimentação. No caso do beija-flor, há uma substância que ele encontra dentro da flor. Popularmente conhecida como néctar, tal substancia vai ser importante para todo o ecossistema. Essas aves possuem bicos finos e compridos. Já a arara, um belo tipo de ave, gosta de se alimentar com cocos e sementes mais duras. Os bicos são curvados e muito resistentes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados