Colégio Web

Produção de Pérolas

Muitos moluscos são usados na alimentação ou como matéria-prima para a indústria.

Publicidade

Muitos moluscos têm grande aplicação econômica. 

Entre eles estão os bivalves que têm capacidade de produzir pérolas A produção da pérola é iniciada quando uma partícula estranha que é como um grão de areia penetra na concha. 

Os moluscos e o homem 

Muitos moluscos são usados na alimentação ou como matéria-prima para a indústria. 

Polvos, mariscos, ostras e lulas, entre outros, além de saborosos, são muito nutritivos e ricos em proteínas, vitaminas, cálcio, fosfatos e outras substâncias. 

Alguns moluscos são filtradores e acumulam resíduos de águas contaminadas no corpo. Por isso é importante comprá-los em locais que garantam segurança para serem usados na alimentação. 

Na indústria, as conchas dos moluscos são usadas para fabricar botões e bijuterias e também para fazer adubos.
As pérolas verdadeiras, de grande valor comercial, são produzidas por ostras. É a forma pela qual se defendem de objetos estranhos que penetram em seu corpo e ficam entre o manto e a concha. Assim, quando um grão de areia, por exemplo, penetra nesta região, a ostra produz camadas de madrepérola ao redor do grão, originando a pérola. 

Se você observar atentamente as pernas dos artrópodes, verá que elas tem "juntas" ou articulações. Daí o nome artrópodes. É uma palavra que vem do grego, onde arthron significa "articulação" e podos significa "pé". Artrópodes, portanto, é o mesmo que "pés articulados".

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados