Colégio Web

Principais funções da membrana plasmática

Publicidade

Quando o assunto é corpo humano e seu funcionamento, a matéria nunca é simples, afinal biologia tem lá suas complexidades. Isso acontece porque ela está, quase sempre, relacionada a assuntos microscópicos, e, para entender melhor, é preciso visualizar partes minúsculas, que desempenham um papel muito importante dentro se um organismo enorme.

Você também tem essa dificuldade?

Se a resposta for sim, saiba que ela está com os minutos contados e esse artigo irá te ajudar a entender melhor sobre membranas plasmáticas.

A fim de te ajudar preparamos um simples resumo sobre a membrana plasmática, leia atentamente e entenda a importância dela ao seu organismo.

Mas antes de entender o que a membrana faz, é importante saber o que ela é.

MembranaPlasmatica

A membrana plasmática é a estrutura que delimita todas as células vivas, ou seja, ela é uma espécie de contorno que envolve as células. Conhecida também como membrana celular, ela está presente tanto nas procarióticas como as eucarióticas.

Agora que ficou mais fácil entender sobre nosso assunto principal, entenda quais as principais funções dessa estrutura. A membrana plasmática é a responsável por controlar o que entra e sai das células, uma vez que ela possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.

Dessa forma, ela faz uma “seleção” do que é importante para a célula e do que não é, o que chamamos de permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática- espécie de barreira maleável que permite a passagem de substâncias por meio dela.

Essa pode ser a principal função da membrana plástica, porém não a única. Entre as outras, podemos citar a conservação da forma celular, que auxilia no deslocamento e transportação.

Classificações da membrana plasmática

Membrana Plasmatica

A membrana plasmática é uma das superfícies da célula, e essa superfície precisa de especializações da membrana, que são classificadas como:

Microvilosidades: Esse tipo de superfície é mais comum no revestimento da mucosa do intestino, e age na superfície celular, o que faz com que aumente ainda mais a capacidade de absorção da célula.

Interdigitações: Já nesse caso a superfície celular auxilia para que haja um melhor agrupamento das células entre si – deixando elas mais unidas e comprimidas.

Desmossomos: Eles são responsáveis por uma maior fixação de entre duas ou mais células.

Cílios e Flagelos: São responsáveis pela movimentação das células, uma vez que possuem expansões finas e altamente móveis que auxiliam no movimento celular.

O copo humano é bastante complexo, mas se você realmente parar para estudar, vai ver também o quanto ele é interessante, e assim o entendimento logo chega. Como no caso desse assunto. Use desenhos para facilitar e visualizar tudo que fora explicado nesse artigo.

A essa altura você já deve ter percebido que a membrana plasmática é uma parte fundamental da célula e sua função age em todo o organismo, e no seu bom desempenho dele.

Dessa forma, é importante que você entenda tudo sobre esse assunto e consiga boas notas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados