Colégio Web

Principais aves do cerrado

Publicidade

O cerrado brasileiro é um ecossistema caracterizado pela riqueza de seus recursos hídricos, bem como pela sua abundante flora e pela fauna realmente impressionante.

Pois é justamente quando se fala da fauna do cerrado que ganha mais destaque as aves que habitam esse ecossistema importante do Brasil.

E é sobre as principais aves do cerrado que iremos falar nesse artigo, listando algumas das mais emblemáticas, que são famosas no Brasil inteiro, e inclusive são reconhecidas em outras partes do mundo.

Ema

Também conhecida como Avestruz Americano, a Ema é um parente próximo do famoso Avestruz Africano, só que apresenta um tamanho menor do que ele.

Pesando 30 kg, a Ema também é criada por alguns fazendeiros por causa de sua carne, que é muito apreciada em diversas regiões do Brasil, principalmente do centro-oeste e do sul do país.

Apesar de seu tamanho robusto, de suas imensas pernas e de seu igualmente imenso pescoço, a Ema não é capaz de voar, sendo uma ave terrestre.

Seriema

Do tamanho de uma galinha média, a Seriema é uma ave que pesa entre 2 e 3 kg que costuma ser visualizada com mais frequência nos campos abertos que compõem algumas das paisagens do cerrado.

Seriema

Apesar de ter sua carne relativamente apreciada, especialmente nas regiões em que vive, a Seriema não apresenta qualquer risco de extinção.

Jaó

Pesando apenas 800 gramas, o Jaó é uma ave que mais parece um animal fruto do cruzamento entre um pombo e uma codorna.

Costuma ser visto circulando mais entre os subsistemas de mata ciliar e de mata, e, assim como a Seriema, também não apresenta qualquer risco de extinção.

Codorna do nordeste

Como o próprio nome já diz, a Codorna do nordeste é um parente próximo da Codorna que costumamos ver nas granjas e criadouros.

Pesando apenas 25 gramas, a Codorna do nordeste é uma ave que costuma habitar as regiões mais abertas, especialmente os campos do cerrado.

Coruja buraqueira

Pequena, essa coruja pesa apenas 150 gramas e costuma se alimentar de insetos e pequenos roedores.

Principais aves do cerrado

É chamada de Coruja buraqueira por causa de seu hábito de fazer seus ninhos em buracos cavados em barrancos, sendo muito encontrada em regiões de campos.

Arara-azul-grande

Uma das maiores araras que existem, a Arara-azul-grande chega a pesar, quando adulta, até 1 kg de peso.

Considerada em risco de extinção, a Arara-azul-grande costuma habitar regiões de veredas e ambientes mais alagadiços do cerrado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados