Colégio Web

Pólipos nas cordas vocais

Uma das funções que mais utilizamos em nosso cotidiano é a voz.

Publicidade

Uma das funções que mais utilizamos em nosso cotidiano é a voz. O uso exagerado da voz pode ser prejudicial a nossa saúde.

Para que a voz “saia” é necessário que haja vibrações das pregas vocais de todo o aparelho chamado de fonador, esse som é produzido pela laringe que é um pequeno caminho que faz passagem entre a Cavidade oral e a traquéia fazendo assim com que o ar seja levado até os pulmões.

O uso exagerado ou o mal-uso dessas pregas podem acarretar a vários problemas sérios, como: câncer de laringe, a rouquidão, os nódulos e os pólipos que são pequenos nódulos que engajam nas pregas vocais.

Muitas vezes as causas destas doenças são acometidas pelo uso excessivo de álcool, cigarro, alergias, a alimentação, ar condicionado principalmente a poluição do ar.

O tratamento para esse tipo de doença vai dependo do caso clínico da pessoa e há quanto tempo ela esta com os sintomas; mas o principal e mais usado tratamento é a fonotarapia (uso da fala mais adequado).

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para melhor funcionamento da voz e prevenção de doenças é: Beber bastante líquido durante todo dia (2 litros); consumo moderado de café; não se automedicar e evitar contato direto com fumaça e poluição durante todo o dia. 

O Principal seria a cirurgia de retirada dos pólipos seguida de fonoterapia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados