Colégio Web

1. O que são Poríferos?

Eles são animais necessariamente aquáticos, popularmente chamados de esponjas.

Publicidade

 

• Características 

Eles são animais necessariamente aquáticos, popularmente chamados de esponjas. Podem viver na água doce, mas a maioria está no mar fixa sobre pedras, conchas, ou pilares de pontes. Possuem tamanhos variando desde alguns milímetros até mais de 20 centímetros. Sua cor diversifica-se bastante: vermelho, verde, laranja, amarelo ou marrom. A importância das esponjas é bastante reduzida em relação a outros filos. O seu esqueleto pode ser usado para o banho já que são muito macias e absorventes. Antigamente pessoas que sofriam de problemas de tiróide utilizam os poríferos já que são ricos em iodo, que é indispensável para a produção de tiroxina pela tiróide. As esponjas são animais multicelulares inferiores, incapazes de movimento, de aspecto semelhante ao de várias plantas. Espécies diferentes apresentam-se como crostas finas e chatas, em forma de vaso, ramificadas, globulares ou de forma variada. Muitas são coloridas de cinzento ou pardo e outras são de cores brilhantemente vermelhas, alaranjadas ou azuis. A maioria é marinha, dos mares árticos até os tropicais, vivendo na linha da maré baixa até profundidades de 5500 metros. O nome porífero se refere a estrutura porosa do corpo, que tem muitas aberturas superficiais. 

* Respiração 

O oxigênio penetra na esponja dissolvido na água. Cada célula efetua com o meio de trocas gasosas. O gás carbônico produzido sai para o exterior também dissolvido na água. 

* Sistema Digestório

Quanto a alimentação, as esponjas são animais filtradores, alimentam-se de algas microscópicas, protozoários, larva, etc. O alimento é digerido pelos coanócitos e distribuídos através de células denominadas de amebocitos.
Os pinacócitos fixam-se num substrato, a água entra por numerosos poros (porócitos) na superfície do seu corpo e após circular na cavidade do átrio ou espongiocele (paragáster) sairá pelo ósculo, que é a abertura no pólo superior. Esse sentido de movimentação da água é determinado pelo batimento unidirecional (direção oposta ao corpo celular) de flagelos dos coanócitos. Outra função destas “células em colarinho” é fagocitar os alimentos que estão em suspensão na água e realizarem a única forma de digestão desses animais: intracelular. 

* Reprodução 

Assexuada 

Existem três tipos de reprodução assexuada: 

Regeneração
Na regeneração os poríferos possuem grande poder de regenerar partes perdidas do corpo. Qualquer parte cortada de uma esponja tem capacidade de se tornar uma nova esponja completa.

Brotamento
O brotamento consiste na formação de um broto a partir da esponja – mãe. Os brotos podem se separar constituindo novos animais. 

Gemulação
A Gemulação é realizada pelos animais de água doce e alguns marinhos. Um grupo de amebóides que são envolvidos por uma membrana grossa e resistente. 

Sexuada 

Quando a reprodução é sexuada, observa – se que a maioria das esponjas são hermafroditas. A fecundação ( interna ) e as primeiras fases do desenvolvimento embrionário ocorrem no interior do organismo materno. Nas esponjas do tipo sincon, do ovo sai a larva, que sai pelo ósculo e se fixa ao substrato, originando uma nova esponja.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados